Reunião científica debaterá diagnóstico e prevenção para saúde dos atletas; evento é aberto a jornalistas com cadastro antecipado

São Paulo, maio de 2014 – A saúde do coração é fundamental quando o assunto é a prática esportiva. O coração deve sempre estar preparado para todo o esforço exigido no futebol, que requer força, explosão e velocidade dos praticantes. “Coração e Futebol” será o tema da reunião científica deste mês no Hospital 9 de Julho (H9J), no dia 27 de maio.

No encontro, serão abordadas as doenças que podem inviabilizar a sua prática, seus aspectos preventivos e como médicos e treinadores podem avaliar a preparação do jogador. Na última hora do encontro, serão discutidos casos reais com interatividade da plateia, formada por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, entre outros.

Segundo o Dr. Ricardo Nahas, um dos coordenadores do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte (CMEE) do H9J, algumas doenças podem contraindicar a prática profissional e amadora do futebol. “A miorcardiopatia hipertrófica, uma doença congênita, é a principal causa de morte súbita em jovens. É fundamental a avaliação do especialista para que o esforço do esporte não coloque a vida em risco”, alerta o especialista.

Parte do Programa de Educação Continuada, as reuniões mensais discutem assuntos voltados à Medicina do Exercício e do Esporte e são realizadas em parceria com as Sociedades Brasileira e Paulista de Medicina do Esporte (SBMEE e SPAMDE).

O evento é aberto a jornalistas, que devem se cadastrar no [email protected].

Informações e inscrições (público final): 11-3147-9644 ou pelo e-mail [email protected]. Vagas limitadas. Ao final do evento, cada participante receberá um certificado.

Serviço:

Quando: 27 de maio

Onde: Auditório do Hospital 9 de Julho, à R. Peixoto Gomide, 625.

Programação:

19h às 19h30 – Credenciamento

19h30 às 19h45 – Abertura: Dr. Ricardo Munir Nahas

19h45 às 20:00 – “Avaliação pré participação”, com o Dr. José Kawazoe Lazzoli, especialista em Cardiologia e Medicina do Esporte, co-responsável pelo Serviço de Cardiologia do HST. Membro da diretoria da Diretoria da Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS).

20h às 20h15 – “Principais alterações”, com o Dr. Daniel Arkader Kopiler, Médico do Esporte, Cardiologista. Presidente eleito da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) biênio 2015-2017.

20h15 às 21h30 – Discussão de casos reais e debate com a plateia, coordenador: Dr. Nabil Ghorayeb, doutorado em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pós-doutorado em andamento no IDPC-USP.

Debatedores:

Médicos palestrantes e o Dr. Marcelo Paiva, cardiologista do Hospital 9 de Julho.