A Sociedade Brasileira para a Qualidade, o Cuidado e a Segurança do Paciente (SOBRASP) escolheu a Hospitalar 2025 para lançar um manifesto importante focado na redução de danos evitáveis a pacientes, o “Alta Confiabilidade: o Valor da Liderança em Saúde como Elemento Central para o Alcance do “Zero Dano Evitável”. O evento acontece hoje, dia 21 de maio, às 14h, na Arena Health do São Paulo Expo (mezanino, sala 203 A), e marca um novo capítulo na busca pela excelência em segurança do paciente no Brasil.

Cenário atual e desafios

Os números preocupam o setor: mais de 3 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo devido a cuidados inseguros, gerando um custo de US$ 1,17 trilhão. No Brasil, segundo relatório divulgado este ano pela ANVISA, em 2024 foram notificados 426.148 eventos adversos, com a seguinte distribuição:

  • 153.325 não causaram dano ao paciente
  • 216.530 causaram danos leves
  • 44.822 tiveram impacto moderado
  • 9.013 foram considerados graves
  • 2.458 resultaram em óbitos

“Em sistemas de saúde com uma cultura de segurança mais madura, como o NHS (Sistema de Saúde Nacional da Inglaterra), são registrados cerca de 1.982.000 milhões de incidentes de segurança por ano. Isso não significa que o sistema seja mais inseguro, mas sim que há um ambiente propício à transparência, onde erros são reconhecidos e utilizados como base para melhorias”, explica Paola Andreoli, presidente da SOBRASP.

Evolução do sistema brasileiro

“Dentro da área de segurança do paciente, já evoluímos bastante na estruturação de políticas nacionais, na mudança de alguns processos institucionais, na criação de núcleos de segurança nos hospitais. Isso tudo veio junto com nosso Programa Nacional de Segurança do Paciente a partir de 2013”, contextualiza Andreoli.

Avaliação nacional da cultura de segurança

Em 2024, a ANVISA e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgaram um relatório sobre a cultura de segurança em hospitais brasileiros. A pesquisa, realizada em 2023, contou com 54.447 respostas de profissionais de saúde, sendo 53,5% atuantes em serviços públicos. Os resultados mostram que:

  • 55% dos participantes relatam estar constantemente atentos a erros e falhas
  • 76,5% reconhecem ações de liderança pela segurança do paciente
  • Mais de 50% nunca relataram eventos adversos
  • Apenas 49% consideram a cultura de segurança positiva
Alinhamento com diretrizes globais

O projeto criado pela SOBRASP alinha-se ao Plano de Ação Global para a Segurança do Paciente (2021-2030) da OMS, que estabeleceu sete metas estratégicas:

  1. Tornar o “dano evitável” um estado de espírito
  2. Desenvolver sistemas de saúde de alta confiabilidade
  3. Garantir a segurança dos processos
  4. Envolver e capacitar pacientes e familiares
  5. Motivar e capacitar trabalhadores da saúde
  6. Garantir um fluxo contínuo de informação e conhecimento
  7. Desenvolver parcerias e sinergias
Cenário latino-americano

Dados da OMS sobre a América Latina revelam desafios significativos:

  • Apenas 14% dos países têm orçamento específico para segurança do paciente
  • Menos de 10% possuem plano de recursos humanos para a área
  • 37% têm legislação específica sobre segurança do paciente
  • Somente 11% oferecem proteção legal aos profissionais que relatam incidentes
  • 14% realizam monitoramento regular do progresso das implementações
O papel da liderança

“A liderança tem papel fundamental nisso, principalmente porque as decisões que dão conta da estrutura dos hospitais e dos serviços de saúde estão na mão da alta liderança e dos gestores”, enfatiza Andreoli. “Estamos falando de um compromisso e uma responsabilidade de se aproximar e enxergar melhor o que está acontecendo na ponta para que na sala de reuniões a decisão possa ser melhor tomada.”

Por que a Hospitalar?

A escolha da Hospitalar 2025 para o lançamento do manifesto é estratégica. “A SOBRASP nasceu da convergência dos profissionais de saúde, sempre mais próxima da operação. Mas entendemos que precisávamos falar com o público de liderança e gestão de saúde. Vir para Hospitalar tem justamente esse propósito: estar num lugar onde temos players importantes, desde a indústria até os próprios gestores”, explica a presidente.

Perspectivas e mudanças necessárias

“Existe uma frase atribuída a Einstein que diz que você não pode desejar resultados diferentes se continuar fazendo as coisas da mesma maneira”, reflete Andreoli. “Chegamos num platô e precisamos começar a fazer as coisas de maneira diferente para alcançar novos níveis de resultados.”

O evento de lançamento do manifesto marca um momento decisivo na busca por um sistema de saúde mais seguro e eficiente no Brasil, reunindo autoridades e gestores comprometidos com a transformação da segurança do paciente no país.

Hospitalar acontece até 23 de maio, no São Paulo Expo, em São Paulo. Adquira seu ingresso!