faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

MedRoom lança aplicativo para ensino híbrido de anatomia

Tecnologia MedRoom_Divulgação 4.jpeg
Presente em instituições de Ensino no Brasil, México e Paraguai, edtech lança app que será alternativa para aprendizagem do ensino à distância na área de saúde

A edtech MedRoom, que atua com o objetivo de diminuir a distância entre a teoria e prática do ensino de anatomia humana por meio de modelagem 3D e de estratégias de gamificação,  atualmente presente em mais de 30 instituições de ensino dentro e fora do país, dá mais um passo em seu crescimento. Agora, lança um aplicativo para aparelhos móveis focado em alternativas de adaptação da aprendizagem do ensino à distância síncrono e assíncrono. O app é destinado para estudantes e profissionais da área da Saúde ou interessados nos estudos de anatomia humana. 

Atualmente, a startup atende diversas instituições de ensino superior, entre elas Estácio, CEUMA, Anhembi Morumbi, Faculdade Albert Einstein. Além dos Hospitais, Incor e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Segundo o CEO da MedRoom, Vinicius Gusmão, a perspectiva era criar o aplicativo mesmo antes da pandemia, quando iniciativas de ensino híbrido já eram uma tendência nas metodologias de ensino.

“Quando a pandemia começou, percebemos a busca dos professores e das Instituições de Ensino por alternativas. Neste período de diversas adaptações, um professor, que já utilizava nosso laboratório na universidade, solicitou uma autorização para levar a nossa ferramenta no notebook com os óculos de VR para a casa e transmitir a aula dele no laboratório em realidade virtual por videoconferência. Esta foi uma interação muito positiva para ele e para os estudantes, com relatos de que a experiência no VR foi melhor do que a experiência de aula expositiva presencial.  O que nos levou a refletir: se podemos viabilizar um ambiente em que o aluno está vendo pela tela do computador o que o professor está fazendo, como seria se colocássemos na palma da mão dele o mesmo conteúdo que o professor está usando? Como seria se ele acompanhasse a aula pelo celular de qualquer lugar e a qualquer hora? Então começamos a desenvolver essa estratégia híbrida e a idealizar o desenvolvimento do aplicativo, conta o empreendedor.  

O aplicativo contará com acesso pago com um plano de assinatura anual ou mensal, e inicialmente será comercializado para Instituições de Ensino que queiram oferecer como benefício diferencial para seus alunos estudarem também pelo app. O plano é ter,  futuramente, a comercialização B2C direta para estudantes e interessados para aquisição com acesso pessoal.

Os assinantes terão acesso a todo conteúdo do laboratório de realidade virtual a qualquer momento ou lugar. "Essas funcionalidades viabilizam a exploração anatômica de maneira multimídia pois já vem com diversos modos e conteúdos prontos em conjunto com as estruturas 3D. Além disso, é possível customizar os conteúdos e criar aulas com inserção de imagens, vídeos, áudios e textos. Apresentamos 3 ferramentas que auxiliam a exploração e permitem manipular o conjunto de estruturas para tornar a experiência mais profunda. Dessa forma, podemos ocultar, isolar ou dar transparência para as estruturas visíveis de modo a facilitar o foco do estudo”, descreve o CEO da MedRoom.

Mais que um atlas de anatomia, o aplicativo da MedRoom traz um ambiente personalizável de aprendizagem na palma das mãos. Por ele, é possível explorar livremente as partes e sistemas do corpo humano - 7 partes do corpo interagem com os sistemas para delimitar o que será explorado e 13 sistemas interagem de maneira conjunta ou individual para atender o foco do estudo desejado. Os usuários conseguem analisar cada órgão ou estrutura e entender as correlações entre eles.

O fácil acesso, o conteúdo, a interação e a personalização, contribuem para complementar a jornada de aprendizado do aluno como uma ferramenta potencializadora na exploração dos estudos. Com previsão de lançamento para Novembro de 2021, a ferramenta estará disponível para dispositivos Android e IOS. 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar