faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Afya Educacional investe em cursos de especialização médica

educação médica.jpg
Por meio de sua marca IPEMED, grupo expande atuação no setor de educação médica continuada; pandemia impulsionou ampliação de portfólio de cursos

Maior grupo de educação médica do Brasil, a Afya Educacional vai duplicar sua operação de pós-graduação médica. Por meio da sua marca IPEMED, o grupo está inaugurando seis novas unidades, com início das aulas já no primeiro semestre desse ano: Manaus (AM), Vitória (ES), Fortaleza (CE), Recife (PE), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS). Essa expansão tem como objetivo levar educação continuada de qualidade para mais estados e capacitar médicos em busca de atualização científica e especialização profissional. Atualmente, a Afya possui unidades de pós-graduação em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Brasília (DF). Em 15 anos a IPEMED já pós-graduou mais de 10 mil médicos.

De acordo com André Raeli, diretor de Educação Continuada da Afya Educacional, a escolha das cidades para a abertura dos novos campi levou em consideração as necessidades dos médicos e do mercado de trabalho. “Um importante direcionador do processo de ampliação do investimento em especializações foram as demandas específicas dos médicos, suas expectativas, necessidades e gargalos educacionais existentes. Fizemos um extenso trabalho de conversar com médicos, hospitais e com sociedades médicas, além de analisar dados de mercado, para termos um panorama da jornada educacional do médico”, relata Raeli.

Os cursos de pós-graduação têm duração de 18 meses, em média, e a maioria das turmas são reduzidas, com 12 a 15 alunos, para manter a qualidade das aulas e obedecer aos rígidos protocolos sanitários, reforçados por conta da pandemia do novo coronavírus. Para as aulas práticas, que têm uma carga horária de aproximadamente 40% do curso, a instituição conta com ambulatórios próprios e parcerias com instituições públicas e privadas credenciadas pelo SUS. Os alunos médicos realizam os atendimentos em pacientes reais, encaminhados, em sua maioria, pelas prefeituras locais e municípios no entorno das unidades. Somando as seis unidades atuais da IPEMED, só em 2020 foram cerca de 10 mil atendimentos gratuitos à população, divididos por especialidades, como dermatologia, cardiologia, endocrinologia, nutrologia e geriatria, dentre várias outras.

Além da presença em seis novas capitais, a unidade IPEMED Rio de Janeiro está mudando de sede para atender ainda melhor seus alunos. As obras começaram em março deste ano e a previsão de conclusão é para o primeiro semestre de 2021. A nova sede contará com 14 salas de aula, 23 ambulatórios, espaços para discussão de casos clínicos e um auditório com capacidade para 63 pessoas. Atualmente, a IPEMED Rio de Janeiro oferece especialização nas áreas cardiovascular, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, endocrinologia, psiquiatria, reumatologia e geriatria.

A Afya Educacional também está ampliando o portfólio de produtos com cursos online e presencial. O grupo fechou importantes parcerias técnicas, entre elas Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Fundação do Câncer, Hospital Beneficência Portuguesa e Hospital do Coração (HCor). A expectativa é que até o final deste ano sejam lançados 70 cursos de educação médica continuada - entre aprimoramentos, pós-graduações para generalistas e especialistas, bem como o padrão ouro, com carga horária e conteúdos similares às residências médicas, dentre outros. Destaque para o MBA executivo em Healthcare e a nova carteira de pós-graduação em Pediatria, Valvopatia, Dor e Medicina do Exercício e do Esporte.

Para Reali, o uso da tecnologia ajudou o grupo a ter capilaridade e oferecer cursos de educação continuada em todo o país. “A pandemia nos fez ter a possibilidade de oferecer esses conteúdos, por meio dos quais médicos de localidades mais afastadas podem ter aulas com especialistas renomados. Isso reforça a nossa vocação de ser um grupo educacional que acompanha toda a jornada profissional do médico”.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar