faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Estudo de caso da BP é capa da Neurology

Article-Estudo de caso da BP é capa da Neurology

695372158
O artigo assinado pelo neurorradiologista Victor Hugo Rocha Marussi e pelos radiologistas Leonardo Furtado Freitas, Lázaro Luis Faria do Amaral e Alexandre Maksoud Piccolo, todos da BP, relata um completo estudo sobre o mal da altitude.

A Neurology, uma das mais conceituadas revistas cientificas de neurologia do mundo e que detém elevado fator de impacto cientifico, acaba de publicar artigo original de um estudo de um caso raro realizado na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos mais importantes polos de saúde da América Latina.

Tendo como autor principal Victor Hugo Rocha Marussi, neurorradiologista da BP e como coautores os radiologistas da BP Leonardo Furtado Freitas, Lázaro Luis Faria do Amaral e Alexandre Maksoud Piccolo, além dos especialistas da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo Orlando G. Barsottini, Fabiano Moulin de Moraes e Acary Souza Bulle Oliveira, o estudo de caso publicado na Neurology relata um caso com rara apresentação e extensamente documentado por imagens de ressonância magnética altamente precisas sobre a doença mundialmente conhecida como mal da altitude, uma condição neurológica rara e de difícil diagnóstico, podendo causar desde uma simples dor de cabeça até mais raramente sequelas mais graves, semelhantes às de um derrame.

Com uma qualidade de imagens diagnósticas tão precisas e raramente captadas, o estudo entrou para a seção de imagens clássicas da revista e foi escolhido editor Robert Gross para ser a imagem de capa.

Sob o título Typical Neuroimaging Features in High-Altitude Cerebral Edema (HACE) (no português: Características Típicas de Neuroimagem em Edema Cerebral de Alta Altitude), o estudo relata o caso raro de um cliente coreano de cerca de 70 anos, residente no Brasil, que depois de uma temporada de esqui no Chile passou a apresentar problemas de mobilidade.

Depois de ter sido internado no Chile com suspeita de pneumonia, o indivíduo teve alta e rapidamente retornou ao Brasil, procurando a BP onde, após anamnese detalhada e exames de ressonância magnética de alto campo (3T) e com uma sequência específica para esse tipo de patologia, que é rara e mais comum nos EUA e no continente europeu, finalmente recebeu o diagnóstico e tratamento corretos.

A íntegra do artigo.