faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

2015: Um ano desafiador para os empreendedores em saúde!

Article-2015: Um ano desafiador para os empreendedores em saúde!

shutterstock_323029466
Nunca antes tantas startups de saúde demitiram e de acordo com um empreendedor “o dinheiro acabou”

Tenho certeza que este ano não vai deixar saudades para a grande maioria dos empreendedores em saúde! Nunca antes tantas startups de saúde demitiram e de acordo com um empreendedor “o dinheiro acabou”. Enquanto cada vez mais brasileiros utilizam a internet para buscar informações sobre saúde, ainda não é fácil encontrar consumidores dispostos a pagar por estas soluções, que na maioria das vezes se configuram como “software como serviço”, ou “software as a service”, com pagamentos mensais recorrentes.

Para quem trabalha com startups uma questão clara é como a CLT é inadequada para este universo, pois as leis trabalhistas, apesar de protegerem o trabalhador, não traduzem a flexibilidade e agilidade necessárias em startups.

Este ano, trabalhando na Aceleradora de Saúde Berrini Ventures, pude observar o quão alto é o turnover em nossas aceleradas, o que não só reflete a necessidade por rápida adaptação, mas também a urgência de encontrar pessoas com o perfil da empresa.

Ontem, ao escutar de um empreendedor de e-Health que conheço desde o começo do EmpreenderSaúde, que estava demitindo metade do time dele, pude entender com uma estranha frieza, o duríssimo momento que estamos vivendo. Somos chamados a não olhar para o futuro, mas a gritar para continuar existindo no presente.

Apesar destas dificuldades, no dia 1 de Fevereiro de 2016, estaremos realizando junto com o INRAD-HCFMUSP e o Syte, o 1 e-Health Summit Latin America, evento focado em discutir e-Health no Brasil, cenário global, DEMO DAY da Berrini Ventures e apresentações de startups. Mesmo com o enorme desafio de conseguirmos patrocinadores para o evento, acreditamos que temos que fazer aquilo que acreditamos, mas principalmente aquilo que amamos.

Tenho o privilégio de fazer o que amo, faço o que escolhi fazer por uma vocação que descobri durante a Faculdade de Medicina, cuidar de startups de saúde. Nem assim é fácil, nem assim é leve, mas isso é o que nos dá força para continuar tentando.

Gostou deste artigo? Quer participar do e-Health Summit Latin America? Mande um e-mail para [email protected]

Boas festas e um próspero ano novo para todos nós!