faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

2020 acabou, vamos planejar 2021?

Article-2020 acabou, vamos planejar 2021?

Conceiyção Montserrat 2.jpg

Nós tivemos o ano mais difícil que já existiu. Muitos transtornos, perdas, oscilações emocionais, financeiras, desequilíbrios nas projeções e como planejar algo para o próximo ano sem ter certeza de nada?

Normalmente nos baseamos em planejamentos e seguimos um cronograma cumprindo as etapas, fazendo as correções diante das alterações dos projetos ou percursos, mas diante de um quadro em que não há certeza de nada como planejar 2021?

Estas e outras questões envolvem decisões que são muito particulares a cada um e seus negócios. O importante é reavaliar as necessidades e não fazer um planejamento anual. Fazer um planejamento semestral, de curto prazo e replicar o planejamento quando finalizar a etapa.

Vamos nos organizar com algo que possamos alcançar, com números reais e expectativas que possamos equacionar, caso alguns pontos não saiam a contento, poder mudar e continuar a expectativa de crescimento.

O ideal é fazer planejamentos setorizados, programando os processos por áreas e unir todos para um resultado macro ao final do ano reavaliando as perdas e ganhos e entendendo os resultados deste planejamento pontual ao final da estratégia.

Desta forma, você tem condições de avaliar quais setores receberão investimentos, mudanças físicas, campanhas específicas ou até mesmo manter como está.

Desta forma, o dano financeiro será menor, não havendo frustação ou desequilíbrio em um projeto grande ou um planejamento que tenha dificuldade em realizações futuras.

O importante é não perder os sonhos e a esperança de realizações e crescimento, manter a fé que tudo vai mudar para melhor, utilizando outros formatos de condução e estratégias.

Reorganizar, se reinventar e propor novas formas de alcançar seus objetivos é o mote principal para o próximo ano.

Os investimentos serão menores, mas as ideias serão grandes, proporcionando mudanças significativas ao seu negócio e em sua pessoa como empresário (a).

Aproveite os vários cursos e orientações que estão sendo disponibilizadas por profissionais dos setores e acrescente conhecimento e novas visões em sua rotina.

Planeje, sonhe, invista e mantenha seu propósito vivo e atual. Um excelente 2021 para cada um de vocês!!

Sobre a autora

Conceiyção Montserrat - Atenta as transformações do mercado brasileiro, Conceiyção Montserrat reuniu ao longo da sua carreira em mais de 25 anos (atuando no mercado nacional e internacional à frente de gestão e fomentação de negócios), grandes experiências, pois teve a oportunidade de desenvolver trabalhos nas áreas de gestão de projetos, comunicação, criação e design gráfico, produção audiovisual, marcas e patentes, eventos corporativos, acompanhando as questões jurídicas e gerenciamento de crise nos projetos, vivenciando a oportunidade de trabalhar com profissionais altamente capacitados e atuando junto a empresas com parceiros de larga experiência nas áreas de assessoria de imprensa, planejamento estratégico e conteúdos educacionais .

Sempre desenvolve projetos que valorizam os produtos e serviços acompanhando todos os processos até sua conclusão e resultado planejado. Em sua trajetória profissional, em grandes projetos, sempre aplica um olhar muito atento aos acontecimentos e novidades em geral.

É CEO da Montserrat Consultoria, empresa especializada em gestão e desenvolvimento de negócios.