faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Médicos deveriam ser educados em Administração?

TAG: Geral
aval_doc_administracao_estudante_medicina
Nossa longa e árdua formação tem sido somente em Medicina. Não temos na faculdade, residência e pós-graduações quase nenhuma orientação em como gerenciar uma empresa.

[row cols_nr="2"]

[col size="3"]

VozDaMarca

[/col]

[col size="9"]

Essa matéria patrocinada faz parte do VozDaMarca, um programa que dá voz ao melhor conteúdo gerado pelos anunciantes do EmpreenderSaúde.

[/col]

[/row]

[hr style="striped"]

Nossa longa e árdua formação tem sido somente em Medicina. Não temos na faculdade, residência e pós-graduações quase nenhuma orientação em como gerenciar uma empresa. Logo que saímos a campo, no entanto, nos batemos com a dura realidade: “Curar é uma arte, medicina é uma profissão e o mercado de saúde é um negócio”.

Antigamente, essa ideia não era aplicada. Os médicos ainda eram generalistas e, em sua maioria, com uma clientela bem próxima, tanto pessoal como geograficamente. Entretanto, temos cada vez mais nos deparado com decisões que dizem respeito a negócios.

MBAs em Gestão de Saúde estão na moda e um número crescente de médicos está se matriculando não só neles, mas também em outros como Marketing e Mídias Sociais. A tendência é suprir a lacuna que temos numa formação deficiente por necessidade.

Quando o médico é lançado no mercado, se depara com a maioria dos problemas que qualquer profissional ou empresa enfrenta. Ao abrir consultório, que na prática é uma microempresa, passa a lidar com folha de pagamento, custos fixos e variáveis, funcionários, entre outros. Se ele optar por se tornar um funcionário em alguma estrutura maior, o profissional irá perceber que o conhecimento em negócios é fundamental, para evoluir ou até mesmo se manter na empresa.

A estrutura que gira em torno do profissional médico já dispõe de todo o arsenal e quem sofre é sempre o elo mais fraco. As operadoras de saúde, por exemplo, têm especialistas que cuidam para que os custos continuem baixos e as receitas sempre maiores. Mais do que nunca, otimizar os processos de uma clínica médica se faz necessário, a fim de não se tornar refém de convênios e ainda conseguir manter um atendimento humanizado.

Nos Estados Unidos já existem mais de 50 Universidades que oferecem uma formação dupla em Medicina com MBA. Médicos estão ingressando nesses cursos a fim de aprender a lidar com equipamento, pessoal e marketing, aptidões que hoje são requeridas para se tocar uma clínica ou consultório.

Educação, sem dúvida, é o pilar essencial da Saúde. Mas o aumento de profissionais da área que se arma de conhecimentos e teorias da Administração tem sido vital para lidarmos com as mudanças no mercado.

Escrito por: David Pares, médico e CEO do AvalDoc

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar