faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O que o Fundador da Virgin tem a te ensinar o sobre sucesso de startups?

Article-O que o Fundador da Virgin tem a te ensinar o sobre sucesso de startups?

empreendedores de sucesso EmpreenderSaúde
Em sua colaboração ao site Entrepreneur, o empresário Richard Branson respondeu algumas questões de novos administradores sobre como eles poderiam se tornar empreendedores de sucesso.

Richard Branson é o fundador do Virgin Group, que consiste em mais de 400 companhias mundiais, entre elas a Virgin Atlantic, Virgin America e a Virgin Mobile. Ele é também autor de seis livros sobre empreendedorismo.

Na sua coluna, Branson recebeu uma pergunta de um jovem estudante que, queria saber como se tornar um dos grandes empreendedores de sucesso ao expandir seus negócios de vendas online de produtos, além de ter curiosidade sobre como o trabalho de empresário poderia ser conciliado com os estudos.

Sobre a conciliação entre trabalho e estudos, Branson usou sua experiência para contar que ele decidiu largar o colégio quando tinha 16 anos, por conta de sua dislexia. Ele diz que, por outro lado, muitos empreendedores de sucesso necessitam completar os estudos para que tenham futuro na carreira.

Branson falou ainda sobre o negócio de vendas online, dizendo que são ótimas maneiras de se começar, especialmente quando não se tem muito acesso à fundos de investimento. Com esse tipo de serviço, o empresário pode distribuir mercadorias sem marketing, além de não necessitar de um escritório grande, podendo fazê-lo diretamente em casa.

O empresário ainda deu algumas dicas que podem ser aplicadas para donos de startups que querem se tornar empreendedores de sucesso. São elas:

1. O ABC dos levantamentos de fundos

Branson explica que pode ser muito difícil para jovens obterem acesso ao dinheiro, porém, também é improvável que eles precisem pagar grandes contas para viver nessa época. Isso quer dizer que, os jovens podem usar boa parte do capital que recebem para investir em seus negócios.

''Quando eu estava começando, eu levantei o capital que precisávamos para mudas e árvores fazendo coisas como entregar jornais, lavar carros e cortar grama. Você pode ganhar dinheiro para comprar seu estoque? Se isso é uma boa opção, tente perguntar a seus pais, vizinhos e donos de lojas locais se eles precisam de ajuda extra'', ele complementa.

2. Tudo está no nome

Ele fala que um bom nome irá fazer com que as pessoas lembrem quem é você e o que você vende, e fará com que sua empresa seja mais fácil de se encontrar em mecanismos de buscas. Colocar o nome da companhia em cada item de marketing e recibos fará com que os clientes lembrem de você sempre.

3. Caça ao tesouro

Segundo Branson, uma das melhores formas de fazer com que os clientes voltem é vender produtos únicos que não podem ser achados em outros lugares. Ele conta que na Virgin Records, eles se tornaram empreendedores de sucesso vendendo álbuns que são difíceis de serem encontrados, se abastecendo de gravações ao vivo de shows e muitas importações estrangeiras. Para vendas online, um bom jeito de ter produtos exclusivos é visitar feiras, mercados de antiguidades, brechós e lojas de caridade.

4. Destaque-se da multidão

Brason explica que é bom para os negócios se houver a possibilidade de fazer sua loja se destacar de outras. Prover um bom serviço seria um bom começo, mas os clientes podem precisar saber mais sobre sua habilidade de encontrar produtos raros. Ele completa, perguntando se há algo que pode ser feito para virar notícia na comunidade de colecionadores.

5. Mantenha o contato

Ele fala que é importante para empreendedores de sucesso terem clientes que continuem voltando. Mandar novidades sobre os produtos e ofertas especiais pode ser importante para manter a fidelidade. Se você for atrás de seus clientes, eles serão mais propensos a comprar novamente com você, e recomendar sua loja a seus amigos.

''Uma recomendação é mais valiosa e efetiva do que um anúncio'', disse Branson.

TAG: Geral