Nos dias 21 e 22 de maio de 2025, durante a Feira Hospitalar no São Paulo Expo, acontece mais uma edição do Congresso Internacional dos Serviços de Saúde (CISS), promovido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Com o tema “A Saúde em Evolução: Estratégias para um Cuidado Sustentável e Eficiente”, o evento reunirá líderes, especialistas e profissionais para discutir caminhos inovadores para transformar a saúde no Brasil e no mundo.

Segundo Gilvane Lolato, gerente de Operações da ONA, o CISS 2025 terá como foco três grandes pilares: inteligência artificial, sustentabilidade e eficiência operacional. “Nosso objetivo é mostrar como IA e os conceitos ESG (ambiental, social e governança) podem transformar a gestão e a assistência em saúde”, afirma.

Inovação para além da tecnologia

Mais do que debater tendências, o congresso trará casos reais e soluções práticas que podem ser aplicadas imediatamente nas instituições. Gilvane destaca que a programação inclui exemplos de uso da inteligência artificial na gestão hospitalar, como no controle de insumos, processos de internação e alta, além da dispensação de medicamentos. “Ferramentas como o TytoCare, que permite a realização de exames remotos com comunicação direta com o hospital, também estarão em pauta, mostrando como a tecnologia pode ampliar o acesso e melhorar a experiência do paciente”, explica.

Além disso, a combinação entre IA e genética para tratamentos personalizados e a organização de dados clínicos visando a redução de desperdícios e eventos adversos são inovações que prometem transformar os processos clínicos e operacionais em hospitais e clínicas.

Sustentabilidade e equidade como norte

O CISS também vai aprofundar discussões sobre sustentabilidade. não apenas ambiental, mas também financeira e social. “Vamos debater estratégias que ajudam a reduzir a pegada de carbono e, ao mesmo tempo, manter a qualidade do atendimento, mesmo em contextos de recursos escassos”, comenta Gilvane.

A equidade no acesso à saúde será outro tema central, com foco na inclusão de populações vulneráveis e na capacitação de gestores de pequenos e médios hospitais, que representam a maior parte da rede assistencial no Brasil. “Queremos fortalecer o papel das lideranças na preparação de equipes para um atendimento mais inclusivo”, acrescenta.

Atualização e conexões estratégicas

Com um público-alvo que inclui gestores, profissionais de saúde, empreendedores, especialistas em saúde digital e representantes de políticas públicas, o CISS 2025 se consolida como um espaço importante para quem busca atualização e networking qualificado.

Para Gilvane, há pelo menos três motivos para não perder o evento: “Atualização com líderes nacionais e internacionais, acesso a cases reais com potencial de aplicação imediata e conexão com instituições de referência”.

Formação para o futuro

Ao fim do congresso, a expectativa é que os participantes saiam não só mais atualizados, mas também mais preparados para aplicar estratégias digitais e sustentáveis no seu dia a dia profissional. “Queremos que os profissionais desenvolvam habilidades para equilibrar tecnologia e humanização no cuidado, além de compreender modelos de governança que garantam a sustentabilidade do sistema de saúde”, finaliza Gilvane.

Quer se aprofundar ainda mais nesses temas? Garanta já seu ingresso para o CISS.