faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Congresso Latino Americano de Compliance teve participação ativa da ABRAIDI

doutor-com-a-tabuleta-nas-maos_1232-650

A ABRAIDI participou de forma atuante do Congresso Latino Americano de Compliance 2017, promovido pela Associação de Tecnologia Médica Avançada – AdvaMed e pela Câmara de Dispositivos Médicos e Insumos para a Saúde da ANDI – Associação Colombiana da Indústria, em Bogotá, na Colômbia. Representaram a Associação o presidente do Conselho de Administração, Gláucio Libório, o diretor-executivo, Bruno Bezerra, e o diretor do conselho Marcos Machado.

A ABRAIDI foi protagonista do painel sobre “Como os distribuidores estão gerenciando a questão do compliance no Brasil”, que foi moderado pelo diretor executivo, Bruno Bezerra. Ele apresentou a entidade, dizendo que dos 325 associados, 73% são empresas pequenas ou médias, o que impõe um desafio grande em termos de capacitação e implementação efetiva de compliance. Bezerra destacou que, desde 2015, a ABRAIDI promove cursos de compliance para associados, sendo que cerca de 40% já participaram e o objetivo para 2017 é ampliar ainda mais o acesso a esses cursos e a adoção na prática de medidas de conformidade.

O presidente do Conselho de Administração da ABRAIDI e do Instituto Ética Saúde, Gláucio Libório, participou do debate e contou sobre a criação do Instituto, em 2015, sua estruturação e os principais desafios que tem enfrentado. O diretor do conselho Marcos Machado deu um depoimento bastante amplo sobre como sua empresa desenvolveu um sistema próprio de compliance, recebendo elogios de distribuidores presentes na plateia.

Marcos Machado participou também de outro painel, sobre “Monitoramento e auditoria de distribuidores”, onde pôde explicitar como a sua empresa realiza essa auditoria e lida com esse monitoramento. Participaram das discussões, empresários e dirigentes de entidades latino americanas com a moderação de um gerente sênior da Ernst &Young.

Nos debates foi esclarecido que a maioria dos fabricantes fazem due diligence com os distribuidores para verificar as práticas que estão sendo realizadas e as principais dúvidas dos distribuidores são ligadas à questões legais, de regulação e até onde a auditoria do fabricante pode ir. Os debatedores abordaram também a preocupação que os distribuidores ainda têm com as auditorias que, para alguns deles, parecem punições e não um mecanismo de auxílio ao desenvolvimento e sustentabilidade do negócio, enfatizando como a questão de conformidade é um trabalho de mudança de cultura e que leva tempo. Uma das propostas do painel foi de se criar uma plataforma única de treinamento de distribuidores, realizada em conjunto por várias entidades da distribuição e da indústria.

A AdvaMed é uma associação americana que dedica-se ao desenvolvimento de tecnologias médicas inovadoras, baseada em padrões éticos elevados que visam o acesso de pacientes à produtos seguros e eficazes.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar