faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Painel da ABIMED discute harmonização e convergência regulatória no OHLA

Painel da ABIMED discute harmonização e convergência regulatória no OHLA

No último dia do Omnia Health Live Americas (OHLA), ocorreu o painel Harmonização e convergência regulatória: o papel do Brasil na América Latina, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (ABIMED).

No início da discussão, Hanna Tatarchenko Welgacz, gestora de mercados da APEX - Brasil e mediadora do debate, citou a relevância da convergência regulatória no âmbito do setor de equipamentos e dispositivos médicos e a sua influência direta na dinâmica dos negócios no segmento. Após a introdução, Hanna passou a palavra para Leticia Fonseca, diretora executiva da Aliança Latino Americana da Coalizão Interamericana de Convergência Regulatória.

“A convergência regulatória é alinhamento de requisitos técnicos; significa chegar num ponto final considerando diferenças que existem nos países, sejam nas suas capacidades de regulamentar, sejam nos recursos que existam disponíveis de pessoal e recursos financeiros”, afirmou Leticia.

Em sua fala, também comentou que é preciso ter um objetivo comum para alimentar um caminho pautado em documentos que sejam convergentes, de discussão, de consenso. Além disso, completou que a convergência regulatória, através de sua flexibilização, possibilita aos países se adequarem de maneira gradativa.

O segundo e último a compartilhar seu ponto de vista foi Steven Bipes, vice-presidente de Global Strategy & Analysis da AdvaMed. O executivo concordou com Leticia e complementou: “Uma grande barreira para o setor, na América Latina e no mundo, é a falta desse entendimento e diferenciação em tratamento regulatório”. Para ele, como indústria, é preciso inovar, desenhar, fabricar e fornecer tecnologias que podem salvar e melhorar vidas de pacientes em cada parte do mundo. “Um componente de nosso trabalho nesse esforço é tirar cada tipo de obstáculo entre tecnologias e pacientes”, concluiu.

O Omnia Health Live Americas (OHLA) aconteceu entre os dias 2 e 6 de novembro de 2020, em formato 100% digital. O evento, realizado pela Hospitalar em parceria com a FIME (EUA) e a ExpoMed (México) foi a maior exposição virtual de networking da área da saúde no Brasil.

O OHLA busca conectar fornecedores, ampliar networking e apresentar novos produtos e serviços de mais de 700 empresas nacionais e internacionais da área da saúde.