faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Pedro Cortella estreia na Hospitalar 2024 com reflexões sobre as redes sociais

Article-Pedro Cortella estreia na Hospitalar 2024 com reflexões sobre as redes sociais

Pedro Cortella na Hospitalar 2024 (1).png
Pedro Cortella instigou reflexão sobre o uso das redes sociais na saúde. Impactos dos algoritmos, desinformação e o papel dos profissionais em construir conexões autênticas foram debatidos durante o evento. Confira!

No segundo dia da 29ª Hospitalar, a Plaza Hospitalar continuou com movimentação intensa. O Palco HIS - Healthcare Innovation Show recebeu Pedro Cortella, jornalista, estrategista digital e fundador da Agência Sophya, que trouxe à tona uma questão cada vez mais presente no cotidiano: o papel das redes sociais na vida das pessoas.  

Com o tema "Você usa ou é usado pelas redes sociais?", Pedro instigou uma reflexão profunda sobre o modo de interação com essas plataformas e como elas influenciam as relações humanas, tanto pessoais quanto profissionais.  

Para o palestrante, estar presente nas redes sociais não se trata apenas de uma ação passiva de consumo de conteúdo, mas sim de uma interação ativa em um ambiente onde algoritmos estão constantemente monitorando comportamentos. "Ser usado é só estar ali consumindo, assistindo, curtindo, comentando", ressaltou.  

Os algoritmos das redes sociais estão atentos às ações de cada um enviar mais conteúdos semelhantes, o que pode resultar em uma absorção involuntária por parte dos usuários.  

Leia mais: Congresso Internacional de Serviços de Saúde (CISS) foca na Transformação Digital

Redes sociais na mão da Saúde 

No contexto da saúde, essa reflexão adquire uma importância ainda maior. As redes sociais têm se tornado espaços fundamentais para a disseminação de informações sobre saúde, mas é essencial que os profissionais e as instituições do setor estejam atentos ao modo como utilizam essas plataformas. "Rede social não tem nada a ver com tecnologia. Rede social é uma reunião de pessoas", ressaltando a importância de construir conexões autênticas e significativas.  

Para os profissionais da saúde, as redes sociais podem ser ferramentas poderosas para promover a conscientização, compartilhar conhecimento e até mesmo conquistar clientes. No entanto, é essencial que essa presença digital seja genuína e baseada na construção de confiança e autoridade. 

“O meu trabalho é sempre convencer pessoas que construíram histórias dentro do mundo real, baseado em estudos e resultados, a estarem no digital. Pessoas que estão na área da saúde têm uma responsabilidade enorme de usar essas ferramentas para ocupar o espaço que hoje, infelizmente, é na maior parte da desinformação”, destaca. 

E, por conta deste espaço explorado de forma equivocada, Pedro antecipa desafios futuros. “Pessoas mal gabaritadas estão produzindo um problema para nossas próximas gerações e para as atuais também. Então, a gente tem que usar as redes sociais e criar conteúdo de qualidade, porque é só assim que a gente sai desse momento”, completa. 

Saiba mais: Hospital das Clínicas apresenta debates sobre desafios da saúde na Hospitalar 2024

Apaixone-se pela mudança 

Durante sua apresentação, o palestrante também destacou a importância de estar em constante evolução e adaptação no ambiente digital. "O mundo digital é uma grande oportunidade para todo mundo", ressaltou.  

Pedro incentivou o público a aproveitar as oportunidades oferecidas pelas redes sociais para compartilhar conhecimento e expandir sua influência. No entanto, alertou para a necessidade de manter a autenticidade e evitar cair na armadilha do "marketing pessoal" excessivo.  

Em um mundo onde a atenção é monetizada e as plataformas digitais estão em constante evolução, as reflexões de Pedro Cortella serviram como um lembrete oportuno da importância de uma presença consciente e autêntica nas redes sociais, especialmente no setor da saúde, onde a confiança e a credibilidade são fundamentais. 

Continue acompanhando as principais notícias sobre a Hospitalar 2024 com Saúde Business!