faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Tecnologia vira aliada para a prevenção de transtornos emocionais no trabalho

Crédito: Tim Mossholder/ Unsplash baloes amarelos saude mental.jpg
Por meio do uso de Inteligência Artificial, aplicativos atuam ativamente na saúde mental no meio corporativo

Em um ano de instabilidade econômica, inflação alta, consolidação do modelo de trabalho híbrido e o medo do desemprego, a saúde mental no trabalho se tornou a principal preocupação dentro das empresas. Dessa forma, o uso de tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no dia a dia dos colaboradores com diversos aplicativos atuando como ferramenta de prevenção.

Isso porque, a partir da utilização deste tipo de recurso é possível criar interações virtuais que permitem identificar o perfil e o estado emocional de cada pessoa, apresentando soluções e práticas saudáveis através de jornadas de atenção plena (mindfulness), equilíbrio, assertividade, manuseio de estresse e serviços de saúde mental. Com isso, estimulam os usuários a buscarem mais qualidade de vida. Ou seja, a tecnologia auxilia diretamente na prevenção de transtornos mentais e demais fatores que podem acometer a saúde física e emocional do usuário, não deixando chegar na cronicidade.

DivulgaçãoCarolina Dassie CEO da Hisnëk.jpg

Para Carolina Dassie, CEO da IVI, aplicativo que por meio do uso de Inteligência Artificial realiza a prevenção ativa de doenças mentais e promoção à saúde em ambientes corporativos, por mais que possa parecer paradoxal, o uso de tecnologias ajuda as pessoas a estarem mais próximas umas das outras, permitindo dar todo o respaldo emocional. "O mais  importante é que este recurso seja continuamente oferecido para acompanhar a jornada de saúde mental dos colaboradores. E de maneira sempre muito sigilosa dar a tranquilidade para que eles saibam que o compartilhamento dentro do aplicativo é simplesmente para ajudá-los por meio de práticas, vivências e ações. E não para compartilhar dados com gestor ou RH”, explica.

 

Inteligência Artificial aliada na prevenção

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a IA é uma grande promessa com potencial para melhorar a atenção à saúde mental em todo o mundo. Portanto, ao passo em que a ciência se adequa aos novos recursos tecnológicos,  os colaboradores estão muito mais atentos e valorizam este tipo de auxílio. 

De acordo com a pesquisa Global Learner Survey, desenvolvida pela Pearson, realizada em cinco países, incluindo o Brasil, 90% das pessoas apontaram valorizar mais os empregadores que abordam ativamente a saúde mental e o bem-estar dos funcionários. Além disso, 85% dos participantes da pesquisa relataram que esperam que seus empregadores debatam mais essas questões internamente. O levantamento, ainda, revelou que 32% dos trabalhadores alegaram que seus empregadores não tomaram nenhuma medida para tratar da saúde mental e do bem-estar dos funcionários.    

Uma solução que atua de forma contundente em questões de transtornos mentais, como a ansiedade, depressão e síndrome de Burnout, muito comuns dentro do ambiente de trabalho, é o app IVI, que funciona como um benefício corporativo. Trata-se de uma alternativa que, usando inteligência artificial com foco na prevenção e agindo antes mesmo dos transtornos se agravarem, já impacta mais de 1,7 milhão de vidas, em diversas organizações, como Volvo e empresas do grupo Rodobens. 

Por meio da ferramenta, o colaborador interage virtualmente com a solução que identifica o perfil e o estado emocional de cada um e apresenta ações personalizadas. Algumas delas são práticas de meditação guiada, mindfulness, dicas de alimentação e indicação de serviços de saúde. Para casos mais graves, o app funciona como um agente colaborativo que ajuda na indicação do melhor tratamento. Além disso, o RH recebe um relatório completo e customizado que mostra a condição mental de toda a equipe. Todas as informações são anônimas e respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

 

Os dados são coletados por meio da interação dos usuários diante de rigorosos protocolos de saúde emocional. Especialistas também analisam as informações, que, posteriormente, ficam disponíveis para o esclarecimento de possíveis dúvidas. Dessa forma, os RHs conseguem encontrar e direcionar soluções efetivas para as equipes. 

“Sabemos que falar sobre saúde mental ainda é um certo tabu para as pessoas fora e dentro do ambiente de trabalho. Por isso, a tecnologia é a peça que faltava para impactar diretamente na melhora da qualidade de vida das pessoas e a medida mais eficiente de lidar com possíveis transtornos emocionais”, conclui Dassie.

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar