faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

4 passos para engajamento médico

Article-4 passos para engajamento médico

4-passos-para-engajamento-medico.jpg
- shutterstock
Ajudar no aprimoramento de competências em áreas como economia da saúde, comunicação interpessoal e formação de equipes está entre os passos


Estamos no tempo do engajamento, do compartilhar e da colaboração. Quem não se abrir para esse movimento vai encontrar dificuldades, pois o mundo está mudando. Inserida neste contexto obviamente estão as organizações de modo geral. Do lado da Saúde, por exemplo, os médicos são importantes figuras a serem engajadas, ou seja, de assumirem o propósito de sua profissão, assim como o da instituição em que trabalham e de gerarem um movimento colaborativo em prol do cuidado do paciente.   


Com a reforma da saúde norte-americana, esse valor tem se tornado cada vez mais importante e diretrizes estão sendo desenhadas para que essa mudança cultural de fato aconteça. De acordo com estudo do Hospitals & Health Networks, apenas 41,5% dos médicos americanos sentem-se engajados com as instituições em que trabalham. 


Alguns passos que os líderes do setor podem tomar para promover o engajamento médico foram publicados pelo site FierceHealthcare, baseados na visão de Todd J. Kislak, chefe de desenvolvimento da empresa Hospitalists Now.

Veja alguns que se adequam à realidade brasileira:

  • Manter médicos informados sobre as metas financeiras e operacionais do hospital: os líderes devem tentar promover ao médico uma perspectiva administrativa alinhada aos objetivos e aos planos para alcançá-los.

  • Reservar tempo não clínico para melhorar o engajamento: líderes devem oferecer mais ferramentas de educação e treinamento aos médicos no sentido de aprimorar suas competências em áreas como economia da saúde, comunicação interpessoal e formação de equipes.

  • Familiarizá-los com as metas para todos os stakeholders: aprender objetivos mais amplos do empregador, vai ajudá-los a alinhar seus objetivos pessoais e profissionais.

  • Concentrar o trabalho em uma unidade: médicos que trabalham em mais de uma unidade devem se concentrar em uma e/ou minimizar o tempo de trabalho nas outras. 

ESPECIAL ENGAJAMENTO: 


Como manter bom clima de trabalho em ambiente de alto desempenho?


Para engajar, Santa Casa de Maceió aposta em educação continuada


É preciso alinhar os valores da empresa com os dos colaboradores


Como não esfriar a relação médico-paciente através da telemedicina?