faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Anvisa suspende lotes de antiviral da Eurofarma

Article-Anvisa suspende lotes de antiviral da Eurofarma

anvisa-suspende-lotes-de-antiviral-da-eurofarma.jpg
- Shutterstock
Ganciclovir Sódico foi suspenso após fabricante suspeitar de cristalização do produto, que é injetável

Foi suspenso na quarta-feira (6) o comércio e uso de lotes do antiviral Ganciclovir Sódico 500mg, produzido pela Eurofarma Laboratórios. A medida, publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Diário Oficial da União, foi adotada após ter sido constatada dificuldade de solubilização e suspeita de cristalização do produto.

Segundo a Anvisa, foi a própria Eurofarma que identificou os problemas na medicação, que é injetável. A empresa então enviou comunicado à Anvisa, no qual explicou a necessidade de fazer o recolhimento. Caberá então à empresa recolher os lotes nº 322549A, 322549B e 322549C do remédio.

Comunicado da empresa 
A Eurofarma informou ao Saúde Business 365 no dia 25/08, segunda-feira, que está efetuando o recolhimento voluntário do lote 322549 fases A, B e C do medicamento Gancilovir Sódico 500 mg, em decorrência da dificuldade de solubilização e possibilidade de cristalização.

O medicamento é de uso hospitalar, contendo na bula o alerta para a importância da inspeção quanto à presença de partículas, após reconstituição e antes de se proceder a infusão em bolsa e aplicação no paciente.

"Embora no momento de liberação do lote para comercialização o produto tenha atendido todas as especificações, algumas amostras posteriormente apresentaram o desvio apontado e, por este motivo, de forma preventiva e voluntária, optamos pelo recolhimento. Adicionalmente, o recolhimento foi publicado no Diário Oficial da União em 6/8/14 e no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária na mesma data. Reiteramos que o desvio ocorreu em apenas um lote do medicamento e que todos os demais lotes seguem no mercado atendendo às exigências de qualidade e segurança", declarou a empresa. 

A Eurofarma mantém a disposição Central de Atendimento (0800-704-3876) para dirimir eventuais dúvidas dos profissionais de saúde e pacientes.