faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como os dados influenciam a tomada de decisão? [SBF16]

Article-Como os dados influenciam a tomada de decisão? [SBF16]

shutterstock_337737683
Em um país com poucos dados e muitos problemas, é preciso unir criatividade e técnica para medir indicadores e tomar decisões de forma mais rápida e eficiente.

Em 2016, o tema do Saúde Business Fórum é a tomada de decisão e o uso de dados para profissionalizar e dar mais subsídios a este processo. Serão cerca de 100 CEO’s, presidentes e diretores das maiores instituições de saúde, sendo hospitais, laboratórios e operadoras, discutindo a tomada de decisão dentro das organizações.

Escolhemos este tema, porque a tomada de decisão faz parte da rotina humana em níveis tanto pessoais quanto profissionais. Nas instituições, raramente escolhemos algo em termos absolutos, ou seja, sem viéses, nem comparações. Segundo Dan Ariely, professor de psicologia e economia comportamental da Universidade de Duke, em seu livro Previsivelmente Irracional, nós não temos uma fita métrica interna que automaticamente nos dá o valor de cada coisa. Em vez disso, focamos na vantagem relativa que algo tem em relação a outro fator semelhante. Por exemplo, eu, pessoalmente, não sei quanto custa um carro com 600 cavalos, mas suponho que ele seja mais caro que o mesmo modelo com 400.

Isso acontece porque a maior parte das pessoas não sabe o que quer a menos que esteja colocada em um contexto. Certamente, a experiência e as referências de mercado nos ajudam neste processo, mas o que fazer quando, na nossa instituição, não temos dados suficientes para realizar as comparações e verificações necessárias para a tomada de decisão?

A geração de inteligência em instituições de saúde passa por diferentes níveis de profundidade, em que os dados cumprem o papel de base na tomada de decisão. Apesar de sua importância, no entanto, “sem pessoas os dados são inúteis”, diz Ravenport, especialista em Tecnologia da Informação.

É importante saber que os dados nos dão respostas para algumas das questões mais importantes dentro da instituição e, se não tivermos as perguntas certas, não adianta ter um sistema robusto de BI ou Big Data: a decisão depende de ter as respostas certas para as perguntas certas.

O Saúde Business Fórum 2016 se propõe a expor as interfaces entre pessoas, instituições, sociedade e dados para a tomada de decisão. Preparamos um material introdutório sobre o tema. Você pode conferir, clicando aqui.