faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital da Universidade Federal do Maranhão aprova programa de residência médica inédita no estado

hospital-da-universidade-federal-do-maranhao-aprova-programa-de-residencia-medica-inedita-no-estado.jpg
- Shutterstock
Programa de formação em residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial é o primeiro programa especializado no Estado

A Comissão Nacional de Residência em Saúde do Ministério da Educação (MEC) aprovou o programa de formação em residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA). Trata-se da primeira formação especializada oferecida no estado, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições estão abertas até o dia 5 de janeiro.

Planejada pela Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-UFMA, a residência terá duração de três anos, com carga horária de 60 horas semanais, distribuídas entre atividades teóricas e práticas, aulas expositivas dialogadas e treinamento em serviço.

A especialidade Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial abrange desde o diagnóstico de pequenas lesões bucais e dentárias até o tratamento em nível hospitalar dos traumatismos faciais e deformidades dento-faciais. O Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo- Facial do hospital maranhense existe há 30 anos e a fila de espera de atendimento vem aumentando significativamente por conta de acidentes de trânsito que ocorrem no interior do estado, onde as motocicletas ganham mais usuários a cada ano.

Leia mais:

Médico residente e plantonista, uma só pessoa no mesmo serviço de saúde

CNE aprova estágio obrigatório de futuros médicos no SUS


"O programa vai beneficiar principalmente a população cometida por traumas faciais, patologias do complexo buco-maxilo facial e deformidades dentofacial funcional, pelo fato de poder ampliar o número de profissionais que serão capacitados para oferecer esse tipo de atendimento", afirma o coordenador Eider Guimarães Bastos.

Segundo Guimarães, a maioria das pessoas que precisa dessa cirurgia é composta por vítimas de acidentes de motos, com uma porcentagem elevada vivendo no interior do estado. "Como o HU-UFMA, durante muito tempo, foi o único com referência nesse tipo de cirurgia, a fila só vem aumentando", explica.

A aprovação do programa permitirá que o HU-UFMA ofereça Residência Médica, Residência Multiprofissional em Saúde e Residência Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial. A previsão é que as provas sejam aplicadas no dia 8 de fevereiro de 2015 e o primeiro ano letivo da residência comece no dia 2 de março. Os aprovados receberão uma bolsa de estudo do MEC, no valor bruto de R$ 2.976,26, por 36 meses.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar