faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Logística interna é garantia de maior produtividade e redução de custos

logistica-ebola-saude-636x477-1500x600

Projetar ciclo logístico facilita o trabalho dos colaboradores e ajuda a criar mais eficiência

A ideia de logística costuma estar associada às atividades relacionadas a materiais, mas para administrar bem os recursos de uma empresa é preciso aprimorar todas as etapas da cadeia produtiva. Sinais de desperdício, uso excessivo de eletricidade e desgaste de funcionários indicam processos de trabalho mal gerenciados, o que pode gerar custos elevados para toda a indústria. Para evitar tais problemas, é importante criar uma gestão industrial com foco na melhoria dos processos.

As áreas que requerem maior atenção são as de manutenção de estoque, processamento e transporte de pedidos, recebimento, controle de processos e movimentação de cargas. Essas etapas estão diretamente relacionadas à produção e distribuição, portanto, há um alto risco de desperdício de material e desgaste. “Para aplicar o conceito de logística, é necessário estudar cada processo envolvido em cada uma das etapas que já foram citadas. Após isso, é fundamental reorganizar o layout e considerar a distribuição dos equipamentos visando a melhoria de processos. Essa é uma iniciativa que todas as indústrias deveriam adotar”, explica Giordania R. Tavares, diretora executiva da Rayflex.

A empresa, que é referência em portas rápidas, niveladoras e abrigos para docas, líder no mercado nacional de portas industriais, entende a logística interna como uma excelente aliada para garantir maior produtividade e menores custos na produção de um ou mais produtos. Além disso, tende facilitar o trabalho diário dos colaboradores da empresa, tornando-os mais eficientes. Para isso, uma solução inteligente para preservar matérias-primas e facilitar o transporte de materiais é incluir portas rápidas automáticas no projeto.

Esses equipamentos são os mais adequados para locais que apresentam alto fluxo de pessoas e materiais. “Equipamentos como as portas rápidas proporcionam maior segurança, menor custo de manutenção, praticidade e economia de tempo. Na Rayflex desenvolvemos nossos produtos com alto nível de vedação, o que auxilia no controle da contaminação e no isolamento térmico e acústico, além da alta velocidade de abertura e fechamento que as portas possuem, garantindo menos tempo de abertura e fechamento, reduzindo assim a exposição do ambiente. Esta função é especialmente importante para espaços que controlam temperatura, pressão e limpeza”, finaliza Giordana.