faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Modelo de remuneração com base no valor

jovem-medico-apoiando-o-seu-paciente_1098-2237
O pagamento baseado em valores (VBP) é um método que visa a promoção da qualidade e o valor dos serviços de saúde.

Em nosso país, grande parte do sistema privado de saúde remunera prestadores de serviços através do modelo Fee for Service (FFS), que é compreendido pela quantidade de procedimentos realizados, e não pela qualidade. Nesse caso, a atenção está voltada na doença e não na prevenção de suas causas, pois o que predomina é a forma de remunerar, na redução expressa de custos e não no resultado final do serviço oferecido.

O FFS favorece a produção, permite o estímulo para profissionais que realizam procedimentos complexos e superespecializados, além do pagamento ser realizado por caso ou episódio. Entretanto, esse modelo traz algumas desvantagens como indução da demanda, realização de procedimentos em alguns casos desnecessários e implica em um sistema de faturamento por procedimento.

“Atrelar qualidade a custo não é fácil de equacionar em qualquer segmento empresarial, mais complexo ainda na saúde”.

O cuidado baseado em valor se manifesta como uma alternativa para lidar com a duplicação de serviços, ineficiência clínica, e claro o aumento dos custos de cuidados na saúde.

O pagamento baseado em valores (VBP) é um método que visa a promoção da qualidade e o valor dos serviços de saúde. A finalidade do programa é alterar o pagamento baseado em volume, ou seja, pelos pagamentos de taxa por serviço para pagamentos que correspondem aos resultados.

O que atrasa ou impede a adoção do modelo de remuneração baseado em valor?

  • Players se mostram receosos em assumir riscos diante de uma mudança de modelo, pois o modelo FFS ainda se apresenta bastante rentável;
  • Esse modelo demanda padronização de processos e insumos para uma segura formulação de preços;
  • A necessidade de mais investimentos na integração de dados, para que todos os players possam acompanhar toda a trajetória do paciente;
  • A avaliação da performance e dos resultados ainda precisa ter maiores recursos para garantir qualidade e uma remuneração adequada.

O modelo baseado em valor requer mudanças nas culturas assistencial e empresarial de todos os envolvidos na cadeia para que possa evoluir e tenha em sua base um sistema melhor, com melhores cuidados e custos reduzidos para todos.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar