faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Novembro Azul: 70 mil novos casos de câncer de próstata por ano

Novembro Azul: 70 mil novos casos de câncer de próstata por ano
shutterstock
Campanha “Novembro Azul” quer conscientizar a população masculina para o diagnóstico precoce do câncer de próstata

O câncer de próstata é a moléstia oncológica de maior incidência na população masculina no Brasil, da mesma forma que acontece no restante do mundo. Levantamento de 2014 do Inca (Instituto Nacional do Câncer) aponta a ocorrência de 70 mil novos casos a cada ano. A campanha Novembro Azul quer conscientizar a população masculina para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em valores absolutos, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo, representando cerca de 10% do total. A SBU informa ainda que a detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis.

Pedro Oliveira, diretor médico da ePharma, empresa no mercado de assistência de benefícios farmacêuticos, explica que, para alguns pacientes, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas desde a fase inicial até algumas outras etapas. “Em outros casos, homens acometidos com a doença apresentam desconforto e distúrbios miccionais que podem mimetizar outras moléstias”, esclarece.

Segundo o médico, “o diagnóstico clínico é altamente assertivo e minimamente invasivo, constando de exame físico, ultrassonografia e dosagem sanguínea de enzima e merece ser repetido periodicamente, segundo a determinação do especialista, para todos os indivíduos a partir dos 45 anos de idade. A identificação de casos em ascendentes (pai, tios, avôs) determina redobrada atenção de seguimento para estes indivíduos”

“O estágio evolutivo do tumor é que vai determinar o tipo de tratamento”, afirma o médico. Segundo ele, quando possível, o especialista pode optar por cirurgia para a retirada da próstata, tratamento que apresenta altos índices de cura. “A terapêutica clínica ocorre associada à cirúrgica da mesma forma que isoladamente”, afirma Pedro.

“Exceção a linhagens extremamente agressivas (e pouco frequentes) deste tumor, o diagnóstico precoce e o adequado tratamento projeta expectativa de alta sobrevida, conforme destacado pela SBU”, diz o médico.

Sobre a ePharma

Consolidada como principal player no recente mercado brasileiro de assistência farmacêutica, a ePharma dispõe de tecnologia que conecta, em tempo real, aproximadamente 23 mil farmácias e drogarias de todo o país a um sistema autorizador ancorado em um potente banco de dados, dando acesso a medicamento a mais de 23 milhões de pessoas.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar