faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O que considerar na hora de expandir o seu negócio

crescimento 2.jpg

Expandir um negócio não é uma tarefa fácil. Para que a ação seja bem sucedida é preciso analisar muito bem o cenário interno e externo da empresa. Para Gustavo Furtado, administrador e CEO da start up Economapas - especializada em processamento de dados através da geolocalização, é preciso considerar as tendências para o segmento de mercado do negócio. "Se, por meio de pesquisas com o público e estudos de marketing, você perceber bons números de compras e, principalmente, expansão de empresas do mesmo segmento que o seu, pode ser hora de crescer", avalia.

Para isso, o Economapas oferece um conjunto de ferramentas construídas para armazenar, manipular, e cruzar dados georreferenciados com mais de 500 bases de dados públicos, como IBGE, Receita Federal, entre outros, além de informações de associações comerciais e empresas como Serasa, Google e Facebook. Para Furtado, outro indicador é a lealdade e crescimento do número de clientes. Seja o seu negócio físico ou digital, notar a localização do seu público se faz importante para descobrir se a abertura de uma nova unidade é necessária, ou até realizar entregas em lugares novos.

A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats ou, em português, Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma tática importante para se fazer antes de expandir um negócio. Nela, o empresário deve analisar pontos como o diferencial do negócio, quais são as vantagens competitivas, o que pode ser aprimorado, tendências do setor em que a empresa atua, hábitos de consumo do seu público-alvo, além dos concorrentes e suas estratégias. Mais do que um caminho, a start up oferece um sistema de acompanhamento de vendas mais inteligente, com demonstração de números de forma gerencial e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

CASE ORAL UNIC

Sobre a franquia

Fundada em 2016 pelo dentista Nadim Farid Nicolau Neto, a rede de franquias Oral Unic oferece aos seus franqueados o maior ticket médio e o maior faturamento mensal médio por unidade, no mercado de odontologia premium. No modelo desenhado pela Oral Unic, um dos sócios da operação precisa ser dentista. E ao entrar para a rede, o novo franqueado passa por um treinamento de imersão na sede da franqueadora, para se integrar com os processos e potencializar suas capacidades.

  • Faturamento médio mensal das unidades: R﹩400 mil
  • Ticket médio por paciente: R﹩6mil
  • Lucro mensal: 15% a 25% do faturamento mensal bruto
  • Retorno de investimento: 24 meses

Atuação Economapas

A ferramenta Economapas tem sido fundamental para o planejamento de expansão de forma estratégica da marca. Com sua utilização puderam definir pontos comerciais com muita assertividade, garantindo uma expansão rápida e segura a nível nacional.

Em pouco mais de um ano trabalhando em parceria com o Economapas, a Oral Unic abriu 40 unidades e tem mais 30 pontos mapeados para abertura nos próximos meses.

Impactos da utilização da ferramenta no mercado odontológico durante a pandemia

O franchising e o mercado odontológico sofreram bastante e, no caso da Oral Unic, os primeiros meses impactaram muito e, depois disso surgiram resultados melhores do que o planejamento anual previsto. O objetivo da marca era vender 100 unidades. Mesmo com a pandemia, 105 unidades foram vendidas e, alguns meses depois, a Oral Unic conta com 208 unidades, 93 abertas e 115 por abrir. A utilização da ferramenta Economapas possibilitou um resultado muito bom de vendas, com um alcance de praticamente 95% do planejado antes de existir a pandemia. Houve uma compensação pelos impactos econômicos provocados no início da crise econômica mundial.

Mudanças na franquia Oral Unic com a utilização do Economapas

O Economapas proporciona uma estratégia mais assertiva de posicionamento dos pontos de venda, profissionaliza o processo e o torna mais seguro, gerando uma agilidade em todo o planejamento para decisão do ponto de venda.

Aplicação da inteligência de negócios do Economapas para expansão

Em 2020, a Oral Unic abriu 40 unidades com o Economapas e, em 2021, planejam abrir mais de 90 unidades.

Benefícios do Economapas a uma empresa que quer expandir em tempos de crise

As informações mercadológicas e todo conteúdo gerado pela ferramenta são importantes para direcionar o melhor posicionamento de ponto. Atualmente, por conta da pandemia, diversos pontos comerciais estão sendo fechados e liberados para locação. Isso gera uma grande oferta, mas será que é o melhor valor, a melhor localização? A ferramenta do Economapas fornece os dados para que a análise seja assertiva e atenda ao mercado com a alta oferta.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar