faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Saúde digital no governo

É sabido que o papel dos governos na ampliação e consolidação de um cenário digital na área de saúde é – e não poderia ser diferente - fundamental. A Organização Mundial de Saúde já vem apoiando os esforços de governos na implementação de seus planejamentos nessa direção e alguns países desenvolvidos já tem suas próprias estratégias bem construídas e publicadas. Existe muito o que ser feito no setor público quando o assunto é saúde digital.

Num país como Brasil, com a mistura de fatores como a universalização da saúde e o tamanho da população assistida, esse desafio obviamente não é algo trivial. Pelo contrário.

O infográfico então aponta de forma bastante objetiva para 4 tendências tecnológicas que não devem ser perdidas de vista nesse processo de formulação.

A capacidade de gerenciar o relacionamento com os cidadãos de forma relevante, personalizada e ao mesmo tempo com forte escalabilidade é um ponto que deve ser observado com bastante atenção. Da mesma forma, a obtenção de uma melhor capacidade de identificar falhas no sistema e coordenar a demanda por serviços de saúde a partir da análise de uma nova camada de dados, destaca-se como um pilar importante da equação.

Outros dois pontos dizem respeito à velocidade com que os dados devem alimentar o sistema de saúde, tornando-se disponíveis no local e no momento em que são mais necessários, e a melhoria na forma de colaboração entre as diferentes organizações aumentando a capacidade de entrega e a redução de custos.

A se considerar pelo planejamento realizado por outros países, a digitalização de processos na saúde, visando a atualização do padrão que herdamos do século passado, não é uma tarefa de poucos anos. Pelo contrário, é um trabalho para décadas.

A boa notícia é que ao longo do caminho já é possível começarmos a colher os frutos desse esforço. Quanto antes começarmos a lição de casa, melhor para todos.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar