faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Startup oferece antecipação de recebíveis a 0,5% ao mês

calculadora.jpg

Uma das maiores dificuldades dos empresários, especialmente os pequenos e médios neste período de pandemia é a obtenção de crédito. A Certus Software, empresa de Curitiba (PR) que desenvolveu um ERP voltado para indústrias de pequeno porte, agora dá mais um passo para beneficiar desde o pequeno empresário até os donos de grandes indústrias.

Nesta semana, a startup lançou uma plataforma que permite antecipar recebíveis, mas com uma grande diferença em relação as demais soluções que já estão há anos sendo oferecidas no mercado: o juro praticado é de 0,5% ao mês enquanto os demais trabalham na casa de 1 a 3%.

Outro impeditivo para quem busca essa captação de recursos é a burocracia. O CEO Fábio Ieger explica que a análise para a concessão do crédito é realizada de forma diferenciada e inclusive mais rápida, graças à inteligência artificial desenvolvida pela equipe da Certus. Esse processo leva apenas 15 segundos. “As fintechs são bem diferentes se comparadas aos bancos tradicionais. A pesquisa considera muitos fatores, o que ajuda inclusive a disponibilizar um crédito mais barato e rápido. Em menos de 30 minutos já é possível estar com o valor disponível em conta”, revela.

Muitas instituições estão passando por dificuldades, principalmente nessa época. “Se esse empresário buscar ajuda em um banco tradicional, por exemplo, e estiver negativado, terá imediatamente a sua solicitação negada”, explica Ieger.

fintechs vão mais longe e validam mais informações. Analisam para quem aquela empresa vende, quantas operações dessa natureza já realizou e com qual frequência, e também qual é o histórico de pagamentos. “Todos esses fatores colaboram para uma análise mais eficiente, reduzindo o risco de inadimplência e conseguintemente reduzindo a taxa de juros”, aponta o CEO.

Vantagens de adiantar

A antecipação de duplicatas é a opção mais vantajosa para as empresas. Comparada ao empréstimo empresarial, possui taxas bem mais competitivas. Para ter acesso a essa funcionalidade, o interessado deve acessar o site, se cadastrar, enviar as notas fiscais dos produtos e aguardar a liberação.

O valor cai na conta e no mesmo dia. Os cadastros e envios de notas fiscais poderão ser realizados em qualquer horário. Porém, a aprovação e o envio do crédito somente serão efetivados em dias úteis, dentro do horário bancário, mas caso o cliente possua conta no Itaú, Bradesco ou Santander o intervalo é estendido para entre 9 e 18 horas.

A implantação de mais esse produto tem por objetivo auxiliar ainda mais os cerca de 300 clientes, entre pequenas indústrias dos setores metalmecânico, químico, cosméticos e alimentício, distribuídas em cinco estados, sendo eles São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Também oferecemos empréstimos para capital de giro, financiamento para vendas de mercadorias, aquisição de máquinas, matérias-primas e empréstimos consignados para os funcionários. Temos estrutura organizacional e economia para ofertar acesso a dinheiro barato”, destaca Fábio.

O plano é alavancar ainda mais os negócios em 2021, com expansão territorial para os estados do Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo e também Goiás. “A projeção de crescimento da Certus é de dez vezes o seu formato atual. Se levarmos em consideração o crescimento da base, podemos estimar em até 30 vezes. Estamos com várias vagas de trabalho abertas, desde atendimento, programação e analistas de crédito”, finaliza Ieger.

*Fábio Ieger é empreendedor e apaixonado por tecnologia. Administrador de empresas, sabe o quanto é desafiador o dia a dia para manter um negócio em atividade em um país com instituições financeiras que em nada ajudam o pequeno e médio empresário. Para levar soluções sustentáveis e realista a esse público, fundou a fintech CERTUS, que utiliza dados do seu software de gestão para conceder empréstimo e capital de giro para os que mais necessitam de ajudam, e esbarram em análises injustas. Para mais informações, acesse o site.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar