faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sustentabilidade e Saúde: dois S que trilham para um futuro mais digital

sustentabilidade.png

Por Paulo Magnus, CEO da MV

Quero começar fazendo dois questionamentos:

Quantos de vocês ainda contam com impressoras em casa?
Se você fizer parte do grupo que ainda possui esse dispositivo, com que frequência você o utiliza?

Esses são pontos-chave para refletirmos sobre o papel da transformação digital nas nossas vidas. Mais que isso, abrem espaço para falarmos a respeito de sustentabilidade. Há pouco tempo, assinar documentos, emitir boletos e até fazer transações bancárias dependiam quase que integralmente do uso do papel. Centenas de milhares de folhas eram utilizadas por dia nestas tarefas. Nem nos recordamos que eram necessárias folhas em branco para isso. Os documentos já podem ser assinados digitalmente, os boletos chegam via e-mail e as transações bancárias estão a apenas alguns poucos cliques de distância.

O uso do papel já se tornou algo extremamente pontual, como para documentos específicos que precisam ser apresentados de maneira física, por exemplo. E essas mudanças para o ambiente virtual, que continuam em constante atualização, colaboram para um mundo mais sustentável, no qual existe o empenho, por parte de muitas empresas, em diminuir a quantidade de resíduos e emissão de gases tóxicos, como o carbono, encontrado na composição dele mesmo, o papel.

Um dos setores que tem sido impactado por tantas inovações é o da Saúde. Quem não se lembra da quantidade de papéis utilizados em requisições para consultas e exames? Com a tecnologia, todo esse processo já pode ser feito de maneira digital. A telemedicina demonstra como a saúde tem se transformado positivamente. A adoção de atendimentos virtuais por pacientes no início de 2020, pouco antes do início da pandemia de Covid-19, foi 33% maior do que no período anterior, de acordo com uma pesquisa feita pela empresa norte-americana Modality Systems. Isso quer dizer que pensar em maneiras sustentáveis de realizar as mesmas atividades se tornou parte da rotina de profissionais da saúde e pacientes.

Além da possibilidade de participar de consultas por vídeo - que também ajudou a diminuir a disseminação do vírus - trabalhadores da saúde entenderam a importância de disponibilizar recursos virtuais para agendamento de consultas e exames, algo que, até então, não era tão explorado na área. Essa prática foi bem recebida pelo público, que passou a contar com inúmeras plataformas online para facilitar esses processos e deixou de lado a papelada que antes precisava encaminhar em laboratórios, clínicas e outras instituições.

Aqui na MV, a sustentabilidade é parte primordial no desenvolvimento das nossas soluções. Nosso objetivo não é apenas diminuir o uso do papel por meio de produtos digitais, mas contribuir também para uma maior agilidade em cada um desses processos e impactar positivamente a vida das pessoas.

Desde os serviços desempenhados pela recepção até a automação de acesso a prontuários médicos, temos o compromisso de prover recursos que otimizem o tempo das tarefas a fim de melhorar a experiência dos pacientes e facilitar a rotina das equipes, passando, é claro, pela responsabilidade de fazer tudo isso de maneira sustentável.

Para nós, o setor da Saúde e as atividades sustentáveis são dois conceitos que precisam, cada vez mais, andar juntos na construção de um ambiente digital mais acessível, seguro, preocupado com o meio ambiente e moderno. A MV pulsa humanização, um conceito que ultrapassa processos, vai além das soluções e se mostra fundamental para a transformação digital. Pensar em sustentabilidade é humanizar o negócio, olhando para o futuro de maneira inovadora e garantindo o cuidado para todos.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar