A Unimed-BH anuncia o Programa de Atenção ao Idoso, trabalho especificamente voltado para os clientes com mais de 60 anos de idade. A Operadora atua com a proposta de fortalecer o vínculo entre pacientes e médicos para prestar cada vez melhor assistência aos idosos, que somam 13% de sua carteira de clientes.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgados em 21 de setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que a população brasileira chegou a 195,2 milhões de habitantes em 2011. Desse total, 12,1% representam pessoas com 60 anos ou mais. Os números confirmam a tendência de envelhecimento do Brasil que, em 2025, deve se tornar o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Atualmente, o Programa de Atenção ao Idoso conta com mais de 4.800 clientes inscritos. Médicos de dez especialidades inscrevem seus pacientes, que passam a fazer consultas regulares. Cada inscrito recebe a Caderneta do Idoso, na qual são realizadas anotações sobre consultas, internações, quedas, alergias, entre outros aspectos relacionados à sua saúde e dia a dia.
Segundo diagnóstico feito pela Unimed-BH entre os clientes acima de 60 anos, 15% moram sozinhos e 20% sofreram pelo menos uma queda nos últimos 12 meses. Os altos índices de acidentes domésticos estão entre os motivos que levaram a operadora a oferecer as visitas.
Tags