faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Viveo define novo projeto e avança em iniciativas ESG na área da saúde

Leonardo Byrro_CEOViveo.jpg
Com ações pioneiras no setor, empresa busca fortalecer propósito da marca – o Cuidar de cada Vida

Com base no propósito de “Cuidar de Cada Vida”, a Viveo conduziu um profundo estudo para desenvolver o trabalho com foco em ESG, e está investindo R$ 20 milhões em iniciativas com o objetivo de ter uma matriz energética mais limpa e em ações que contribuem com o meio ambiente e com toda a sociedade. A companhia prevê que mais R$ 15 milhões sejam investidos anualmente nos próximos três anos.  

O estudo definiu 12 temas principais e quatro pilares de atuação, que se relacionam com toda a organização e seus stakeholders, entre eles Gestão Íntegra, Desenvolvimento Humano, Ecoeficiência e Soluções para Sustentabilidade. A Viveo possui papel fundamental no País, na distribuição, abastecimento e atendimento dos principais prestadores de serviços de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios, home cares, entre outros. A empresa atende atualmente todos os hospitais particulares do Brasil e consegue chegar a 80% desses leitos em até 24 horas.  

“Os aspectos ambientais, sociais e de governança são parte fundamental da estratégia da Viveo e do propósito da marca, de prover cuidado, trazer facilidade e eficiência para toda a cadeia, então não é algo que deve ser tratado à parte.  Entendemos que o sucesso e a perenidade da organização estão intimamente relacionados a esses temas e dependentes do desenvolvimento sustentável de todo o seu ecossistema”, afirma Leonardo Byrro, CEO da Viveo.  

Inovação com Frota Verde  

A Viveo também está investindo em uma frota verde, e já adquiriu quatro caminhões 100% elétricos da JAC Motors, que já estão em processo de fabricação e chegarão nos próximos meses. Nos próximos três anos, a Viveo irá substituir o last mile de toda frota de veículos que atendem a grande São Paulo por veículos elétricos. Como referência, um veículo diesel equivalente a este emite 600 gramas de CO2 por Km na atmosfera e esta ação tem o objetivo de reduzir em 100% esta emissão. 

Pensando em toda a frota da área comercial, que contempla aproximadamente 200 veículos, a Viveo fez uma parceria sustentável com a empresa Movida. Esta é uma iniciativa que consiste em neutralizar as emissões de gases de efeito estufa geradas nos contratos de locação por meio do plantio de árvores nativas no corredor de biodiversidade do Rio Araguaia, um dos maiores corredores de natureza do mundo.  

Substituição de embalagens 

Outra estratégia já aprovada é a substituição das embalagens EPS (Isopor) e ER (Elemento Refrigerante) no modal rodoviário, que são utilizadas para o transporte de medicamentos e vacinas e distribuídas por meio da Health Log ­- operadora logística da Viveo que mantém mais de 90 mil m² de centros de distribuição e frota com mais de 200 veículos com ampla cobertura nacional, além de serviços de armazéns gerais e transportes para toda a cadeia de saúde. Estas embalagens, serão substituídas por embalagens retornáveis com tecnologia de PCM (Phase Change Material), contribuindo assim com a redução de resíduos para o setor da saúde. A empresa estima que a substituição irá reduzir anualmente mais de 10 toneladas de resíduos sólidos.  

Energia renovável 

Em linha com essa estratégia, um dos focos da companhia é a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e, por isso, está investindo em tecnologias de geração de energia a partir do uso de biomassa, um combustível renovável. Com a nova tecnologia, a Viveo substitui o combustível fóssil por biomassa, proveniente de madeira de eucalipto de reflorestamento. Com esse investimento, a empresa pretende alcançar 95% de geração de calor com fontes renováveis em todas as unidades de produção em 2022. Além disto, de toda energia elétrica utilizada no Grupo, 93,4% é proveniente de fontes renováveis por meio de contratos no mercado livre de energia. 

Signatários da Better Cotton Initiative 

Dentre todas essas iniciativas pioneiras no setor da saúde, a Viveo também se tornou signatária da Better Cotton Initiative (BCI), um grupo de governança multissetorial que promove melhorias padrões na agricultura e nas práticas de cultivo de algodão pluma, assim como importantes questões sociais da cadeia produtiva como os direitos trabalhistas, a igualdade de gênero e a prevenção dos trabalhos escravo e infantil. Com isso, a Viveo tem 100% da compra de Algodão Pluma com fazendas certificadas BCI, trazendo maior transparência em toda a cadeia produtiva e reafirmando o cuidado e zelo por todo o ecossistema.  

Comunidades  

A Viveo também está comprometida com mobilização, engajamento e contribuição que apoie o desenvolvimento de entidades de saúde e comunidades em vulnerabilidade. No ano passado, toda a produção de máscaras e álcool gel da primeira semana foi doada a instituições de saúde para ajudar no combate ao novo coronavírus, além do apoio a crise de Manaus, e outras diversas doações.  

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar