faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Healthtech usa Inteligência Artificial para diagnosticar precocemente câncer

ia detecção de câncer.jpg
A startup atua no modelo B2B e auxilia as empresas a aumentar a eficácia dos diagnósticos graves e salvar a vida de colaboradores

Na atualidade a inteligência artificial (IA) possui um papel decisivo na corrida contra o tempo para o diagnóstico precoce do câncer. Ela entrega uma leitura dos dados de forma segura e rápida, o que é imprescindível nos diagnósticos de câncer de mama e pulmão. Serve como apoio ao diagnóstico médico, uma vez que os algoritmos indicam onde há lesões, além de possibilitar achados milimétricos para dar suporte aos oncologistas em suas análises médicas e diagnósticas.

Neste cenário, em 2020 foi criada a Viziomed pelos sócios Mávio Bispo (CEO), Filipe Guerra (CBO) e Jalingson Assis (CTO), uma healthtech brasileira que usa inteligência artificial para descoberta precoce de câncer e outras doenças graves.

A startup atua no modelo B2B (Business-to-Business) e já possui clientes como Prevent Senior, Azul Linhas Aéreas, Banco Safra, Cogna e Grupo Big.

“A Viziomed promove o acesso à saúde de qualidade a um baixo custo com Inteligência Artificial. Mais do que a plataforma, apoiamos as empresas durante as campanhas de saúde preventiva de modo que os funcionários são acompanhados durante toda a jornada através da nossa tecnologia de monitoramento. Nosso trabalho só é possível porque as empresas têm mudado a sua visão interna quanto aos cuidados de saúde dos seus colaboradores”, explica Filipe Guerra, CBO da Viziomed.

Conectados com mais de cem clínicas e hospitais, em 18 estados brasileiros, a Viziomed coleta exames de imagem como raio-x, mamografia e tomografia e envia alertas para os médicos ligados à saúde preventiva das empresas parceiras, permitindo que seus funcionários possam tratar a doença em estágio inicial.

“A nossa tecnologia é muito rápida, ela dá o resultado da indicação de alguma possível lesão em segundos. O tempo é um fator determinante para a recuperação dos pacientes em casos de câncer, especialmente mama e pulmão. Acreditamos que as empresas possam ser um meio importante de conscientizar os colaboradores da importância de realizar exames periódicos”, diz Mávio Bispo, CEO da healthtech.

Após a realização dos exames, a Viziomed realiza uma triagem e classifica na plataforma por ordem de urgências aqueles em que há apontamento de irregularidades. Em casos de urgência, a plataforma manda um alerta ao médico da corporação ligado à saúde preventiva para dar seguimento ao tratamento.  A ideia é que o diagnóstico precoce ajude no tratamento mais rápido e eficiente, evitando assim que o câncer progrida, aumentando a eficácia dos tratamentos e salvando vidas.

De acordo com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), o item ‘saúde’ é o segundo maior gasto de empresas com funcionário. Segundo a pesquisa as despesas das corporações brasileiras com assistência médica consomem, em média, 12% do orçamento da área de recursos humanos, podendo chegar até 20%

O tratamento em estágio avançado muitas vezes implica em custos cem vezes mais altos. A depender do tipo de câncer, além de mais caro, o tratamento se torna quase inviável mais tarde. “Podemos ajudar as empresas a salvar a vida dos colaboradores”, declara Filipe.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020-2022 a estimativa é de 66.280 novos casos de câncer de mama no país.  Já o câncer de pulmão é o segundo câncer mais comum em homens e mulheres no Brasil. O país teve cerca de 30 mil novos casos e 29 mil mortes pela doença em 2020.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar