faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como minimizar as negativas de OPME

negativas-opme

Pode até parecer ilusão, mas em pleno século 21, mesmo tendo a medicina avançado a um patamar de resolução de doenças antes incuráveis, o acesso dos consumidores a procedimentos para diagnóstico e tratamento de certas patologias ainda é bem restrito. Principalmente se, para este tratamento, for preciso o uso de OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais). O número de negativas dos planos de saúde é cada vez maior e as reclamações passaram a ser destaque nos órgãos de defesa do consumidor em todo o Brasil.

O que acontece é que há um ciclo vicioso no processo de compra e venda de OPME. Os preços são altos e o uso - normalmente norteado por muita burocracia nesse processo - ainda é vinculado a muitas justificativas. Essa prática no final acaba por prejudicar o bom andamento da atividade médica e recai sobre o paciente, que precisa pagar a conta. Tal conduta por parte das operadoras afeta diretamente a qualidade assistencial, promove uma fragmentação do cuidado e compromete a assistência à saúde, que deveria ser integral.

O norteador principal na decisão do uso de uma OPME é focado apenas nas questões relativas à contenção de custos. O grande desafio é conseguir que esse controle dos gastos, fortemente realizado, não afete negativamente a prestação dos serviços de saúde. O primeiro passo pode ser uma norma que estabeleça prazos máximos para liberação de procedimentos por parte das operadoras. O segundo é a tecnologia. Além da melhoria na qualidade da regulação assistencial, a TI contribui para diminuir a assimetria das informações do beneficiário e também ajuda a coibir essas práticas por parte das empresas de plano de saúde.

Com dados completos sobre o paciente, a negativa não pode se calcar em falta de determinado dado ou mesmo contestar o pedido médico. Nesse sentido, um sistema de dados voltado a monitorar e também a integrar todo o fluxo de informações advindo de todos os players do setor contribui para decisões assertivas. Além da eficiência no gerenciamento de todos os materiais, a tecnologia ajuda a manter o estoque das OPMEs em níveis adequados, bem como auxilia na melhora do planejamento de compras e solicitações de consignação.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar