faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Gerenciamento de vídeo aumenta a segurança e melhora a eficiência dos hospitais brasileiros

Por Andrei Junqueira, Channel Business Manager da Milestone Systems para o Brasil.

Os hospitais no Brasil estão expostos a inúmeras variáveis e problemas difíceis de controlar: desde incidentes de rotina como o bloqueio de ambulâncias por veículos estacionados na área reservada para elas até quedas de pacientes ou outras lesões que eles podem sofrer nos momentos sem monitoramento efetivo. Outra preocupação recorrente é a segurança, um tema particularmente sensível, pois roubos e desvios de medicamentos são uma realidade no país.

A boa notícia é que esses problemas podem ser minimizados com uma gestão mais eficiente, contando com a tecnologia como aliada. A tecnologia de vídeo (VMS) pode ser uma das soluções que ajuda a trazer mais segurança, proteção e melhora a eficiência nos hospitais.

De acordo com a pesquisa Global Health Service Monitor 2021, que ouviu 21.513 entrevistados em 30 países, a maioria dos brasileiros (51%), apontam a falta de investimento como um dos principais problemas enfrentados pelo sistema de saúde do Brasil. Dificuldades de acesso e longos períodos de espera são mencionados por 45%. Questionados sobre a qualidade do atendimento - tanto público quanto privado -, apenas 30% consideram ótimo ou bom. É um dos piores desempenhos entre os países pesquisados - a média global é de 53%.

Assim, um dos melhores investimentos que os hospitais podem fazer em termos de tecnologia é a instalação da tecnologia de vídeo baseada em uma plataforma aberta, que permite que aplicativos de terceiros adicionem funcionalidades. Isso faz com que as instituições de saúde tenham acesso às melhores tecnologias do mercado para que possam aumentar os níveis de segurança e otimizar suas operações.

Quando se fala em segurança, há a possibilidade de reduzir furtos de equipamentos e medicamentos por meio da análise inteligente de vídeo e de sensores instalados na edificação, que servem como ferramentas efetivas durante as emergências.

A análise de vídeo também pode ser usada de múltiplas maneiras para otimizar as operações de um hospital, desde administrar os turnos e a ronda das enfermeiras até enviar alertas à equipe quando os pacientes precisam de ajuda.

Abaixo, apresentamos as principais ferramentas e benefícios da tecnologia de vídeo baseada em uma plataforma aberta para os hospitais.

Busca rápida

Diante de acusações de negligência ou lesões ao paciente, por exemplo, os centros de saúde podem mitigar os riscos legais graças à tecnologia de vídeo. Existem no mercado opções que contam com recursos de busca rápida, que permitem aos administradores dos hospitais encontrar e rever os incidentes em poucos minutos.

Essa mesma tecnologia é fundamental na investigação de furtos, roubos ou vandalismo, pois permite rever horas de vídeo em poucos minutos, identificando pessoas e objetos de interesse para tomar as medidas cabíveis.

Sistemas de alertas

Um VMS de plataforma aberta permite sua integração com sensores de som para o envio de alertas para a equipe quando há alguém gritando ou quando um vidro se quebra, por exemplo – ou seja, ajuda a evitar ferimentos e potenciais eventos violentos.

Da mesma forma, a análise de vídeo pode ajudar os administradores de hospitais a detectar e alertar sobre condições prévias à possível queda de uma pessoa em uma clínica. Por exemplo, se um paciente remove o cobertor da cama ou deixa cair uma muleta, as enfermeiras podem ser notificadas por meio do sistema.

Também é possível programar o reconhecimento de vários elementos, como um cabo mal posicionado que pode causar acidentes, bem como indicar se os curativos de um paciente não foram trocados ou se um acamado precisa de ajuda. Esse monitoramento proporciona atenção completa aos pacientes.

Leitura de placas

O reconhecimento de placas (LPR) identifica os veículos que entram no estacionamento e se estão autorizados a estacionar, evitando transtornos com possíveis bloqueios na entrada e saída de ambulâncias. No caso de necessidade de uma evacuação de emergência, a análise de vídeo com recursos avançados de contagem de funcionários ajuda a rastrear o número e a localização das pessoas no hospital.

Assim, o VMS e suas ferramentas possibilitam que os profissionais de saúde dediquem sua atenção ao que é realmente importante e ganhem tempo ao trabalhar de maneira mais eficiente. O suporte da tecnologia melhora a qualidade do serviço prestado e alivia os profissionais das pressões.

Hospitais pelo mundo já adotam a solução

Hospitais de todo o mundo já adotam plataformas desse tipo, e na América Latina não é diferente. O Hospital de Mulheres Alfredo G. Paulson, em Guayaquil, Equador, é um caso comprovado de como o sistema de gerenciamento de vídeo se tornou um apoio real nas operações de um centro médico.

O hospital modernizou suas instalações e seu sistema de videovigilância, adotando um robusto software de gerenciamento. O sistema permite que os administradores mapeiem, entre outras opções, objetos extraviados, objetos encontrados e façam o cruzamento das informações. O seccionamento de pesquisa possibilita o rastreamento rápido de movimentos setorizados de uma câmera.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar