Grupo São Cristóvão Saúde inaugura novo Instituto de Ensino e Pesquisa - IEP Dona Cica

iep são cristóvão.jpeg
Com instalações de primeira qualidade e equipamentos de última geração, o Instituto contempla parte da sede administrativa do Grupo, além de contar com espaço de estudos e auditório para cursos e palestras voltadas à comunidade em geral

Visando promover mais conforto aos beneficiários, colaboradores e comunidade em geral, o Grupo São Cristóvão Saúde realizou, no dia 5 de maio, mais uma importante inauguração: o Instituto de Ensino e Pesquisa Maria Patrocínia Pereira Ventura - IEP Dona Cica. Localizado na Rua Terenas, no Alto da Mooca, o IEP possui quatro pavimentos e moderna cobertura, construído em uma área de 2.500 m².

O subsolo do edifício contempla parte da sede administrativa do Grupo, composto pelas áreas de Central de Regulação, Contas Médicas, Credenciamento e CCIH - Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Já o pavimento térreo comporta a recepção social, balcões com desenho contemporâneo - por meio de linhas fluidas e geometria apurada - pé direito de 16 metros de altura, além de todo layout inovador e arquitetônico, sala de aula e área de coffee break.

O ambiente também traz o Memorial São Cristóvão, com acervo físico, digital e interativo, contendo a história da Instituição, as certificações e as premiações conquistadas ao longo do centenário. O local é munido de mesa touch, totem e videowall para exibição de cursos e palestras do IEP. Já o amplo auditório, totalmente high tech e com capacidade para 120 pessoas, traz técnicas de acústica e luminotécnica exclusivas, fatores que, juntamente com a arquitetura, resultam em um espaço moderno, aconchegante e funcional para realização de eventos, cursos e palestras, tanto voltados para profissionais da saúde e colaboradores como para beneficiários e comunidade em geral.

Totalmente destinado ao Instituto de Ensino e Pesquisa e Educação Continuada, o andar superior dispõe de salas com sistema de agendamento de aula vinculado ao calendário de cursos e palestras do São Cristóvão Saúde, bem como o sistema de videoconferência para realização de EAD, possibilitando a flexibilização no método de ensino, além de sensor de presença que aciona: ar condicionado, iluminação, persianas e sistema de som e vídeo.

Nas duas principais salas de estudo foram instalados monitores interativos touch, permitindo o uso de tela para anotações e observações pelo professor que ministrará seu conteúdo. Outra novidade tecnológica diz respeito a simulação realística clínica e comportamental, voltada aos treinamentos dos profissionais da saúde, garantindo o aprimoramento assistencial, através de manequins de alta fidelidade, importados diretamente da Noruega, que reproduzem sons pulmonares, cardíacos, abdominais, bem como o movimento dos olhos, pulsos palpáveis nos quatro membros, possibilidade de punção venosa, infusões de medicamentos e passagens de cateteres diversos, podendo ser utilizados para todos os tipos de simulações.

O terceiro andar do IEP abriga o corpo diretivo do Grupo. A sala da presidência e de reuniões são integradas e automatizadas, com controle de iluminação, persianas, áudio e vídeo, incluindo sensor de presença. O espaço também usufrui de três conjuntos de videowall controlados via tablet para monitoramento e gerenciamento de toda a Instituição, em real time. Já a cobertura do edifício Dona Cica traz um espaço de convivência amplo e exclusivo, no qual é possível acolher os convidados e realizar eventos específicos.

De acordo com o Presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, as instalações do IEP são de primeira qualidade e possuem equipamentos de última geração, com diversos recursos tecnológicos para atender todos os públicos que contemplam essa Unidade de Negócio. "Temos muito orgulho em inaugurar esse grandioso Instituto de Ensino e Pesquisa. Com espaços e materiais totalmente inovadores, o IEP veio para agregar, ainda mais, as atualizações executadas no São Cristóvão Saúde, no que diz respeito ao atendimento voltado aos nossos beneficiários, colaboradores, profissionais assistenciais e público em geral", e completa. "Os arquitetos desempenharam um trabalho de excelência, com tecnologias de vanguarda e diversas novidades de mercado. O edifício conta com recursos que vão desde automação até efeitos e equipamentos de iluminação. Em suma, a palavra-chave do projeto é inovação, saindo do convencional em múltiplos aspectos".

Todo o edifício é composto por iluminação inovadora e linear, através de painéis retroiluminados, painéis de iluminação de telas de polímero tensionadas e biombos compostos de painéis resinados usinados suspensos. No quesito automação, a iluminação é dimerizável (regulariza a intensidade de luz do ambiente), além de sistema touch screen, sensor de presença, som de altíssima qualidade e sistema para videoconferência.

Assim como em outros projetos realizados pelo São Cristóvão Saúde, a questão da sustentabilidade também está presente no IEP, através do sistema de captação de água pluvial, no qual a água coletada é armazenada em um reservatório de 50 mil litros, passando pelo processo de cloração e análise bacteriológica para reabastecer as caixas de descarga da edificação. Já o ar condicionado conta com sistema de climatização composto por uma central de água gelada com oito módulos no formato chiller, garantindo menor consumo de energia elétrica por se tratar de um sistema modular que opera conforme a carga térmica do edifício, e o gás refrigerante utilizado é o R410a, não agredindo a camada de ozônio.

O "Instituto de Ensino e Pesquisa - IEP Dona Cica" é uma homenagem feita, exclusivamente, à Sra. Maria Patrocínia Pereira Ventura - esposa do Administrador Geral da Instituição, Américo Ventura, e mãe do Presidente/ CEO do Grupo, Engº Valdir Pereira Ventura; e da Diretora de Responsabilidade Social, Verenice Prudencio, que sempre acreditou no poder do conhecimento e da educação como fonte de sabedoria e crescimento pessoal. "Trata-se de um projeto muito especial para mim, sendo em homenagem à minha mãe que, na época, mesmo sem condições financeiras e tendo que ajudar nas despesas de casa, estudava de manhã e trabalhava a tarde, concluindo o ensino primário e sendo homenageada pelo grupo escolar, porém precisou interromper seus estudos para ajudar no sustento do lar. Por isso, ela é e sempre será uma fonte de inspiração para todos nós", finaliza Ventura.

O evento de inauguração foi restritamente destinado à Imprensa e diretoria. Contou com os discursos do Presidente/ CEO, Valdir Ventura; do Diretor do IEP, Prof. Dr. Fernando Schuh; da Coordenadora do Instituto de Ensino e Pesquisa, Adriana Bacchin; e da arquiteta da Instituição, Cibeli Bagnato. Após o cerimonial, foi realizado um tour pelas instalações do IEP e entrega de press kit exclusivo aos convidados.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar