faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

HAOC fornece apoio à estratégia de saúde digital no SUS

hospita-alemão-oswaldo-cruz.jpg
Realizado via PROADI-SUS, o projeto DigiSUS Gestor é responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma de gestão e de indicadores em saúde populacional

A utilização dos recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) são essenciais na compreensão e organização de informações, dados e conhecimento clínico para o combate e enfrentamento a doenças em todo o mundo. Alinhado ao entendimento de gestão em saúde com as informações verdadeiras e necessidade de aplicação dessas informações, os gestores de saúde recebem um material mais rico para o acompanhamento da saúde pública e na promoção de novas políticas de saúde.

Visando dar apoio aos gestores do Sistema Único de Saúde à estratégia de Saúde Digital no Brasil, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), lidera desde 2018 o projeto DigiSUS Gestor, responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma de gestão (portal) que fornece assistência no processo de planejamento de ações, monitoramento de indicadores e metas pactuadas, contribuindo às tomadas de decisão dos gestores públicos.

O Sistema de Planejamento e Monitoramento do Ministério da Saúde (SIPLAM), desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz e que está no contexto da plataforma de gestão, centraliza em um único lugar as metas pactuadas no Plano Nacional de Saúde - PNS e disponibiliza informações estratégicas acessíveis e qualificadas. Além disso, fornece dados que dão maior autonomia nas tomadas de decisão e priorização dos recursos por parte dos gestores do SUS. O uso do SIPLAM foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde em junho de 2020 a gestores das áreas responsáveis pelo acompanhamento e monitoramento das metas do PNS.

Além do SIPLAM, o projeto também desenvolveu e disponibilizou por meio da plataforma de gestão, diversas funcionalidades e recursos que permitem ao gestor de saúde, seja municipal, estadual e/ou federal, o acesso a informações estratégicas e georreferenciadas, além de fornecer dados socioeconômicos, demográficos, orçamentários e indicadores para assistência no processo de planejamento de ações, monitoramento de indicadores e metas, contribuindo para a tomada de decisão e criação de novas políticas públicas de saúde.

Segundo Atualpa Carvalho, líder do DigiSUS Gestor no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o projeto busca aumentar a eficiência da gestão dos serviços de saúde na atenção às demandas de seus territórios. "Esperamos que os resultados do projeto possam aperfeiçoar a gestão, otimizar a utilização e aplicação de recursos públicos, auxiliar no controle epidemiológico, no acompanhamento das políticas de saúde e seus impactos, bem como direcionar o monitoramento e avaliação de tecnologias e serviços do SUS e seu controle financeiro, gerando mais segurança no atendimento".

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar