faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital das Clínicas e Sírio-Libanês desenvolvem procedimentos minimamente invasivos para tratamento de tumor renal

cirurgia robotica.jpg

Uma pesquisa publicada pela revista European Radiology concluiu que os procedimentos minimamente invasivos para retirada de tumor renal, como crioblação e ablação por radiofrequência, têm os mesmos resultados que uma cirurgia tradicional. A pesquisa foi conduzida pelo médico radiologista intervencionista Marcos Menezes, que realizou estudo com 85 pessoas, entre os anos de 2008 e 2016, no Hospital das Clínicas da FMUSP e no Hospital Sírio-Libânes.

A crioblação consiste na inserção por tomografia de uma agulha no interior do tumor, onde é injetam-se gases que congelam o tumor numa temperatura que pode chegar a -150 ºC. Já na ablação por radiofrequência, a agulha inserida produz calor que destrói as células tumorais. "Ambos os procedimentos não oferecem complicações e diminuem o custo e o tempo de internação. Além disso, essas técnicas contribuem para uma melhor qualidade de vida e, logo após o procedimento, o paciente é capaz de rapidamente retornar a sua rotina", afirma Menezes.

Estas técnicas já são amplamente difundidas em outros tipos de tratamentos, como em tumores de fígado, pulmão e ossos, e, neste estudo, foi constatado que podem ser indicadas também em para casos de tumores renais menores que 4 centímetros e em pacientes com um único rim, com doenças genéticas ou função prejudicada do órgão.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar