faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital Delphina Aziz inicia projeto de humanização do Centro de Imagens

humanização ressonância (11).JPG
O hospital se torna a primeira unidade pública do estado do Amazonas a aplicar a técnica de simulação de ambientes para conforto dos pacientes

O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz desenvolveu o projeto de humanização de salas de exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada e se tornou a primeira unidade pública do estado do Amazonas a aplicar a técnica de simulação de ambientes para conforto dos pacientes. O hospital tem capacidade de realizar 120 exames por dia nas duas especialidades.

O exame de ressonância magnética é um dos principais exames de diagnóstico médico por imagem e um dos exames mais temidos pelos usuários. A equipe técnica da OZN Health percebeu a necessidade de implantar uma estrutura mais acolhedora dentro do Projeto de Humanização, visando minimizar o desconforto relatado pelos pacientes. O projeto visa propiciar um ambiente mais acolhedor, tornando o exame menos desconfortável e acalmando o paciente.

Para isso, foi instalado um painel back light no teto, com tratamento arquitetônico para simular uma fachada de vidro com vista de copas de árvores típicas da Região Norte do Brasil. Também foram instaladas iluminações especiais no forro de forma a trabalhar com as cores para ajudar no acolhimento do paciente, utilizando modernas técnicas de cromoterapia.

“O Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) do Delphina Aziz conta com tecnologia de ponta e, com o projeto, damos prioridade também para o caráter humano do atendimento”, ressalta Leonardo Silva Marques, gerente de Operações e Manutenção da OZN Health.

Outros ambientes, como a sala de preparo e a sala de tomografia, também receberam tratamento especial com a implantação de luminárias com imagens coloridas para projeção no teto durante a realização dos exames. A obra da ressonância foi realizada em três dias e da tomografia em quatro dias, sem que houvesse paralisação dos equipamentos nos horários agendados.

De acordo com a coordenadora assistencial SADT, enfermeira Ana Paula Paiva, desde o início do processo de humanização nas salas de Tomografia e Ressonância, foi percebido o impacto positivo no ambiente, para a equipe assistencial que faz o atendimento e, principalmente, para os pacientes. “Esse resultado é satisfatório e positivo, por que alguns procedimentos de preparação para o exame de imagem, são bem estressantes, por exemplo, o procedimento de indução anestésico, mas com esse ambiente humanizado percebemos que o paciente fica mais tranquilo, proporcionando um ambiente aconchegante durante toda a realização do exame, isso é notório nos pacientes adultos e também nas crianças que precisam passar por esse procedimento”.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar