faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Materno-Infantil de Barcarena realiza mais de 417 mil atendimentos em 4 anos

materno infantil.jpg
Referência em assistência à gestantes, unidade realizou 5.365 partos

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) celebra, nesta quarta-feira (21), quatro anos de serviços de saúde prestados para moradores de 11 municípios da região do Baixo Tocantins.

A unidade preparou uma programação voltada para o público interno, para comemorar os resultados positivos em defesa da vida, a equipe de profissionais e pacientes.

Fundada em 2018, a maternidade é referência em assistência para gestantes de alto risco, e já realizou 417.972 mil atendimentos, entre partos, cirurgias, internações, consultas, exames e atendimento multiprofissional.

Com investimentos em um serviço humanizado, o hospital chegou à marca de 5.365 partos realizados até o momento. Natural de Barcarena, Emanuelly Cristinne de Souza, de 24 anos, deu à luz à filha, Laura de Souza, no dia 15 de julho.

“Quando dei entrada neste hospital público e vi todo o suporte, tive certeza que estava no lugar certo. Não apenas pela estrutura, mas pela equipe, que é muito humanizada”, compartilha.

Emanuelly Souza recorda a gestação de risco e considera primordial o apoio emocional recebido antes, durante e após o parto.

“Aqui eu descobri que minha bebê poderia não resistir, mas ela recebeu todo o atendimento, precisou ser internada na UTI Neonatal e, hoje, estamos bem. A atenção e cuidado de toda a equipe multiprofissional foram primordiais para nos manter vivas”, relembra a paciente.

Maternidade zerou óbitos maternos

Nos últimos dois anos (2021-2022), o hospital não registrou óbitos maternos. Já a taxa de mortalidade neonatal apresenta redução contínua na unidade. Em 2018, estava em 16%. Este ano, a taxa caiu para 3%.

“Nossa equipe é empenhada e preparada para salvar vidas. Essa é nossa missão, contribuir com experiências positivas no cuidado da mulher e do recém-nascido, garantindo atendimento com segurança, qualidade e respeito ao próximo, da internação até a alta para casa”, afirma a diretora assistencial, Lorena de Castro Portal.

Desde o início dos serviços até o momento, o Hospital Materno-Infantil registrou 11.371 altas após a recuperação da saúde do paciente.

Amigo da Criança

A maternidade pública, pertencente ao Governo do Pará, é gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde e acumula conquistas importantes que demonstram sua expertise em saúde materna e infantil.

O HMIB é o único hospital da região certificado como Hospital Amigo da Criança, conquistado em 2021. A certificação é concedida pelo Ministério da Saúde às instituições que cumprem os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Hospital também tem o Selo Green Kitchen. Trata-se de uma certificação nacional que reconhece a oferta de um serviço de nutrição com o princípio das boas práticas sociais e ambientais, além de responsabilidade na produção sustentável e na destinação adequada dos restos alimentares.

A unidade é estratégica à rede pública de saúde do Estado, pois possibilita acesso de gestantes da região à assistência, que antes precisavam se deslocar para a Região Metropolitana de Belém.

Banco de leite

O Materno-Infantil também é uma das cinco unidades do Pará que tem um banco de leite humano, e o único que atende às demandas de pacientes da região do Baixo Tocantins.

O banco de leite foi fundado em 17 de maio de 2019 e, até hoje, contabiliza um total de 818 mulheres doadoras, tendo arrecadado mais de 128 litros de leite, em benefício de mais de 788 recém-nascidos.

O hospital fica 114 quilômetros de Belém, por isso, a logística para chegada de insumos é um dos principais desafios da gestão.

“Com um planejamento adequado e com uma equipe de profissionais dedicados enfrentamos os desafios e entregamos assistência segura e de qualidade para nossos pacientes. Aqui, a nossa prioridade é a resolução dos casos, com foco em uma atenção humanizada", finaliza a Diretora Hospitalar Patrícia Hermes.

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar