faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Precisamos falar sobre Acreditação: metodologia deixa hospitais mais seguros, mas ainda é pouco divulgada; alerta QGA

acreditação qmentum.jpg
Metodologia QMentum International contribui para garantir a segurança dos pacientes e dos processos nas unidades de saúde. Entenda.

Conforme o fundador, sócio e CEO da Quality Global Alliance (QGA), Dr. Rubens Covello, o processo de Acreditação é fundamental para garantir a segurança dos pacientes e dos processos nas unidades de saúde.

“Na prática, a Acreditação Internacional institui o uso de documentação confiável, melhora os processos com cuidados baseados em evidências e padronização, entre outras ações que refletem diretamente na qualidade e segurança do atendimento”, explicou o especialista.

Dr. Rubens reforçou que, desde a pandemia do Covid-19, a necessidade de protocolos seguros nos hospitais foi evidenciada e que a eficiência em saúde passou a ser mais do que desejável, mas essencial para a sobrevivência das organizações. Por isso, é importante que as instituições busquem pela Acreditação, com foco no reconhecimento e aplicação das melhores práticas em saúde, desde a alta gestão até a operação.

O especialista ainda explicou que a Acreditação internacional abre caminho para que as organizações brasileiras acessem padrões globais de excelência e inovação, possibilitando que elas avaliem a qualidade da prestação de serviços no local de atendimento e incorporem uma cultura de qualidade, segurança e cuidado centrado no paciente e família em todos os aspectos.

“O efeito disso é imediato. Com a Acreditação as unidades adquirem uma gestão eficiente de materiais, equipamentos e pessoas”, destacou Covello.

Apesar de a Acreditação Internacional ser de extrema importância, ainda há poucos hospitais no Brasil que instituíram a metodologia. O Dr. Rubens reforçou que esses processos também podem ser instaurados em outras organizações de saúde, incluindo clínicas, atendimentos domiciliares, laboratórios, bancos de sangue, entre outros.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar