faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Pro Matre recebe certificação internacional em anestesia obstétrica

pro matre certificacao.jpg
Entre o seleto grupo de 83 instituições do mundo que tem o reconhecimento da Society for Obstetric Anesthesia and Perinatology (SOAP), Pro Matre é a segunda instituição brasileira certificada. A primeira foi o Santa Joana, em 2018, sendo que as duas são marcas do Grupo Santa Joana.

O Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista, instituição referência no cuidado integral da mulher e do neonato, acaba de receber a certificação da Society for Obstetric Anesthesia and Perinatology (SOAP) – o mais importante reconhecimento internacional no âmbito de anestesia obstétrica. A conquista como ‘Centro de Excelência em Anestesia Obstétrica’ atesta a competência da Maternidade em segurança do paciente e qualidade no atendimento. Com este reconhecimento, a Instituição entra para o seleto grupo de 83 centros que possuem o certificado em todo o mundo. Destes, apenas dois são brasileiros, o Hospital e Maternidade Santa Joana, condecorado em 2018, e, agora, a Pro Matre – ambas fazem parte do Grupo Santa Joana. O anúncio foi feito durante o SOAP 54th Annual Meeting, em Chicago, no Illinois (EUA).   

A certificação da SOAP avalia rigorosos critérios, como qualificação dos profissionais (especialização em anestesia obstétrica e educação continuada); estruturas e equipamentos da instituição; protocolos definidos para cesárea e para parto vaginal; e treinamento em simulação realística. Entre os 83 centros de excelência em anestesia obstétrica certificados em 2022 estão os hospitais de conceituadas faculdades de medicina dos Estados Unidos, como o Clements University Hospital e Southwestern Medical Center, em Dallas, no Texas; NYC Health and Hospitals/Elmhurst, em New York; University of Colorado Hospital, em Aurora, no Colorado; além do Kitasato University Hospital, localizado na cidade de Sagamihara, em Kanagawa, no Japão.  

O grupo de Anestesia do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista conta com profissionais com ampla experiência em anestesia obstétrica de alto e baixo riscos. A Instituição, que já é referência no País, passa constantemente por aprimoramentos em relação à estrutura, processos, protocolos e gestão de pessoas.  

Também, o Grupo Santa Joana tem contribuído de maneira relevante na educação de profissionais da saúde do corpo clínico interno e externo com simuladores de alta tecnologia em uma estrutura flexível, que pode reproduzir suíte de parto, consultório ou sala de cirurgia. Por meio do seu Centro de Simulação Realística é possível capacitar as equipes multidisciplinares, formadas por obstetras, anestesiologistas, neonatologistas, enfermeiras e outros profissionais, para saberem como reagir de maneira coordenada no dia a dia e, também, em situações extremas. 

Dentro dos Programas de Ensino e Simulação do Grupo Santa Joana está o Programa de Redução de Mortalidade Materna, com protocolos assistenciais para capacitar a equipe multidisciplinar no atendimento da paciente com eclâmpsia, síndromes hemorrágicas, no atendimento e diagnóstico da sepse e parada cardiorrespiratória em obstetrícia, bem como promover reflexão sobre as melhores práticas em obstetrícia para redução da mortalidade materna, uniformizando o atendimento das pacientes obstétricas e garantindo eficácia nos resultados no Hospital. 

A certificação pela excelência no atendimento em anestesia obstétrica da SOAP é mais uma conquista que evidencia a cultura da Pro Matre, que tradicionalmente se preocupa com a educação médica continuada.

“Estamos muito felizes por sermos uma das instituições mais seguras do mundo em relação à anestesia obstétrica. Trata-se de mais um atributo que referência a Pro Matre na excelência médica e técnica, contribuindo para a escolha da maternidade pelos médicos obstetras e, principalmente, pelas pacientes. Todas nossas práticas e protocolos permitem criar uma relação de proximidade entre as parturientes e a equipe médica da Maternidade, proporcionando acolhimento, segurança e, acima de tudo, humanização em um momento tão especial para a família, que é a chegada de um bebê”, comenta Dra. Mônica Maria Siaulys, diretora Médica do Grupo Santa Joana.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar