faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Roost é responsável pela instalação da infraestrutura de rede do hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco

HU-Univasf.jpg
A unidade é vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), rede de hospitais federais universitários que atuam como centros de referência de média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS);

A Roost, empresa de tecnologia especializada em soluções com foco em automação IoT, foi escolhida pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco - HU-Univasf para o fornecimento e instalação dos equipamentos de infraestrutura de rede de acesso ao usuário (NAC). A empresa também presta apoio técnico à unidade que faz parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão ligado ao Ministério da Educação e referência de média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS).

As soluções, fornecidas pela Huawei, multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações, por meio da Roost incluem dispositivos e softwares de infraestrutura para instalação de redes LAN e WLAN, entre os quais switches de alto desempenho, para autenticação e controle de acesso de usuários, e a plataforma eSight, que realiza a gestão de ativos de TI como servidores, aplicativos, computadores, roteadores, firewalls, APs, câmeras e equipamentos de videoconferência, entre outros.

A parceria da Roost com o hospital localizado em Petrolina (PE) foi firmada graças ao estudo técnico que localizou um projeto semelhante da empresa, com soluções e equipamentos da Huawei, para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT). “Vimos que a proposta da Roost para o TRT se encaixava perfeitamente nas nossas necessidades, pois atendia aos requisitos técnicos que estávamos estudando e entramos em contato para obter mais detalhes”, conta o chefe do setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do HU-Univasf, Alan dos Santos Martins.

O gerente de Contas da Roost, Airton Cardozo, conta que durante o processo licitatório outros hospitais da rede demonstraram interesse no serviço naturalmente. “Como o hospital de Petrolina faz parte da Rede Ebserh, assim que o projeto foi lançado no sistema deles diversos outros hospitais resolveram aderir ao processo já na origem”, detalhou. Ao todo, 14 hospitais universitários federais tiveram a infraestrutura de rede instalada pela Roost e contam com o apoio técnico da empresa, entre os quais os das universidades federais de São Carlos, da Bahia e do Maranhão.

Somente o hospital federal de Petrolina tem mais de 2.500 usuários ativos, entre colaboradores, terceirizados, professores, alunos e residentes, sendo que pelo menos 1 mil acessam diariamente a rede do HU-Univasf. Segundo Alan dos Santos, com essa quantidade de acessos a automação é fundamental. “Alguns hospitais da rede chegam a ter até 10 mil usuários, então configurar regras para perfis de acesso diferentes - como alunos, professores de pesquisa, de extensão, pessoal administrativo e da área assistencial -, e fazer essa gestão, sem as ferramentas adequadas, seria bem complicado”, detalha.

Além da parceria da Roost, que está sempre disponível para todas as necessidades e novos projetos, o chefe de TI do HU-Univasf destaca a eficiência das soluções da Huawei. “Atenderam a todos os requisitos técnicos que foram exigidos no edital de licitação”, garante.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar