faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Takeda recebe certificado pioneiro no país por ambiente de trabalho saudável

takeda recepção.jpg
Qualidade do local de trabalho é benefício importante para promover o bem-estar e saúde dos colaboradores e atrair candidatos no processo de seleção

A nova sede corporativa da Takeda é o primeiro e único escritório do Brasil a ser reconhecido no nível máximo do certificado Fitwel, sistema de avaliação internacional que busca otimizar edificações para melhorar resultados de saúde e de produtividade dos usuários por meio do design, aliado a estratégias de operação. A operação local da biofarmacêutica japonesa, além de pioneira no Brasil, de acordo com a certificadora, é uma das poucas no mundo a alcançar esse nível da certificação, concedido para práticas excepcionais de promoção à saúde dos colaboradores. Em relação ao espaço corporativo da Takeda, a certificação do Fitwel destaca que o projeto "incorpora uma série de evidências baseadas no apoio à saúde física, mental e social de seus ocupantes", que incluem incentivo a caminhadas e prática de atividades físicas, salas de descanso, análise da qualidade do ar interno e da água, promoção a alimentação saudável, entre outros.

O impacto da qualidade do local de trabalho no bem-estar, além de ampliar o cuidado e contribuir com a redução do absenteísmo laboral, é um aspecto extremamente valorizado por alguns perfis de candidatos. De acordo com dados levantados pela Fitwel, 78% dos millenials veem a qualidade do local de trabalho como algo importante ao escolher um empregador. Ainda segundo resultados de pesquisas da certificadora, 69% consideram trocar outros benefícios por melhores locais de trabalho.

Pessoas no centro

"Como companhia que coloca o paciente no centro das decisões, estamos felizes com o reconhecimento que também direciona o foco das decisões dos projetos arquitetônicos e de design para as pessoas, com o objetivo de ampliar o cuidado com a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar dos nossos colaboradores que irão desfrutar desse espaço", comenta Joni Jorge, diretor executivo de Finanças, que lidera a área responsável pela implementação do projeto do novo escritório da Takeda no Brasil.

Além de pequenas mudanças estruturais, o projeto de certificação contemplou a formalização de algumas políticas da companhia, como o programa #escolhiparardefumar, que oferece suporte aos colaboradores que decidem parar de fumar e reforça o compromisso da Takeda em reduzir os danos causados ​​pela fumaça do tabaco. Outra iniciativa é a política de nutrição para reuniões e eventos, que visa atender aos padrões saudáveis de nutrição de alimentos e bebidas e contribui para melhorar os hábitos alimentares dos colaboradores.

O reconhecimento é válido por 3 anos. Avalia sete categorias com impacto na saúde, elencadas pela Fitwel (ver quadro anexo), e algumas estratégias como localização que desencoraje o uso do transporte individual; acesso a espaços ao ar livre, a áreas de lazer, a restaurantes e a academias de ginástica, entre outros quesitos em que a Takeda se destacou.

"Alguns aspectos também fizeram com que a preocupação da Takeda com o bem-estar dos funcionários ficasse evidente, como é o caso da escadaria interna, que estimula o movimento no deslocamento entre as áreas da empresa, e a democratização das fachadas, que não foram destinadas a salas, para permitir o acesso à luz e à visão ampliada do horizonte por todos", esclarece Antônio Mantovani, diretor da Pitá Arquitetura, um dos escritórios embaixadores da certificação Fitwel no Brasil. Segundo ele, a Takeda recebeu uma das maiores pontuações do mundo, entre os 30 projetos reconhecidos com três estrelas, o nível máximo do certificado.

O Fitwel

Foi desenvolvido pelo Center for Disease, Control and Prevention (CDC) e pelo General Services Administration (GSA), ambos dos Estados Unidos, com o objetivo de estimular a melhoria da saúde e do bem-estar das populações urbanas a partir do aprimoramento da qualidade de edificação e gestão dos ambientes de trabalho e residência. Criado em 2012, durante a administração do prefeito de Nova York Michael Bloomberg, o Fitwel é operado pelo Center for Active Design e está presente em 180 países, entre eles o Brasil. Em poucos anos, tornou-se a certificação mundial de referência para edifícios e ambientes saudáveis.

As 7 categorias de impacto na saúde Fitwel

Aumenta a atividade física

Promove a segurança dos ocupantes

Reduz a morbidade e o absenteísmo

Apoia a equidade social para populações vulneráveis

Estimula sentimentos de bem-estar

Impactos que cercam a saúde da comunidade

Aprimora o acesso a alimentos saudáveis

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar