faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

VaxThera, uma empresa SURA especialista em P&D de vacinas para a América Latina

vacina-covid.jpg
• Nesta primeira fase, a VaxThera conta com um investimento previsto de 54 milhões de dólares da Seguros SURA Colômbia e a contribuição de cientistas com mais de 30 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de vacinas. • A VaxThera é uma empresa especialista em biotecnologia, que contribuirá para a independência em produtos biológicos da Colômbia e da América Latina. • A VaxThera desenvolve vacinas contra diversas doenças, como covid-19, dengue, chikungunya, febre amarela, gripe e zika. • A empresa construirá uma fábrica de 35.000 m² que contará com os mais elevados padrões em tecnologia e talento humano, gerando cerca de 500 empregos para profissionais de diversas áreas. • Quando sua fábrica estiver em funcionamento, a VaxThera será capaz de produzir até 100 milhões de doses de vacinas por ano.

Compreendendo a necessidade, na Colômbia e na América Latina, de termos independência para enfrentar futuras pandemias e uma prioridade: o cuidado com a vida, nasce a Vaxthera, uma empresa Sura, especialista em pesquisa, desenvolvimento e inovação biológica, que permitirá a produção, importação e comercialização de vacinas na Colômbia e na América Latina.

Nesta primeira fase, a empresa conta com um investimento de 54 milhões de dólares da Seguros Sura Colômbia e a colaboração de um grupo de pesquisadores, liderado pelo Dr. Jorge Emilio Osorio Benítez, com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de pesquisas e vacinas.

A Vaxthera possibilitará a importação e comercialização de vacinas e outros tipos de produtos biológicos para a Colômbia e a região, bem como garantir a transferência da tecnologia necessária para que o país possa produzir e desenvolver esse tipo de produto, contribuindo para a segurança sanitária do país e da região.

"Diferentes instituições globais e especialistas em saúde já nos advertiram várias vezes que o mundo deve estar preparado para futuras pandemias, a fim de que possamos implementar todas as capacidades humanas, tecnológicas e logísticas para proteger a população. Consciente dessa situação e buscando proteger a vida, a Seguros Sura decidiu investir na criação da Vaxthera, uma vez que esta iniciativa permitirá que avancemos em questões de biotecnologia, bem como no desenvolvimento e fortalecimento das capacidades que tornam a Colômbia um ator decisivo para a América Latina. Na Sura, acreditamos na importância de que a pesquisa, desenvolvimento e inovação estejam sempre a serviço das pessoas", diz Juan David Escobar, presidente da Seguros Sura Colômbia.

A Vaxthera é uma empresa que tem como base a ciência, a pesquisa e o desenvolvimento de produtos biológicos da Colômbia para o mundo, buscando atender a necessidade latino-americana de ter suficiência de produção de vacina e, assim, garantir a independência da região em produção de produtos biológicos.

Atualmente, a empresa está desenvolvendo uma vacina universal contra a covid-19, que está em fase de testes pré-clínicos em Wisconsin (Estados Unidos) e estará pronta para ser lançada em 2023. Essa vacina servirá como um reforço e facilitará os processos de aquisição e distribuição para a Colômbia e outros países da região.

Da mesma forma, a Vaxthera terá a capacidade de produzir vacinas contra dengue, Chikungunya, febre amarela, influenza e zika. Enquanto esperamos esse desenvolvimento se materializar, estamos avançando na importação de vários tipos de vacinas necessárias para a Colômbia e a região com aliados estratégicos, tanto para a covid-19 quanto para outros tipos de doenças tropicais, para que a população tenha acesso a esses medicamentos rapidamente e possamos contribuir para a segurança da Colômbia e de outros países da região.

"Junto com a Vaxthera, ofereceremos uma oportunidade para que a Colômbia recupere sua autonomia de compreender, adaptar-se e responder às necessidades do país, aproveitando um talento humano altamente capacitado e com ideias valiosas. A Vaxthera considera importante construir um caminho que torne a Colômbia um país capaz de desenvolver, gerenciar e impulsionar o posicionamento de suas vacinas, e não só em estágios iniciais, mas também no desenvolvimento final delas, de modo que o país não dependa mais de importações. Finalmente, esta experiência ao lado da Seguros Sura motiva diferentes setores a fazerem alianças, a fim de desenvolver a capacidade e infraestrutura local", diz Jorge Emilio Osorio, CEO da Vaxthera.

Para possibilitar a geração das capacidades humanas, técnicas e tecnológicas que permitam que a Colômbia alcance independência em termos de produtos biológicos, uma fábrica de 35.000 m² será construída. Ela contará com os mais altos padrões tecnológicos e de talento humano e gerará cerca de 500 empregos para profissionais de diversas áreas. A construção ficará pronta em 2023 e, quando estiver em funcionamento, terá capacidade para produzir 100 milhões de doses de vacinas por ano.

A Vaxthera representará um avanço sustentável em termos de biotecnologia e desenvolvimento de habilidades especializadas e talento humano, buscando que a Colômbia se torne um dos grandes protagonistas mundiais em pesquisa, desenvolvimento e inovação, o que representa grandes melhorias tecnológicas e biológicas no serviço de saúde colombiano e latino-americano.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar