faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Conformidade e inovação impulsionam a transformação digital na indústria farmacêutica

Article-Conformidade e inovação impulsionam a transformação digital na indústria farmacêutica

industria-farmaceutica-transformacao-digital.png
Conheça processos que se beneficiam do uso da tecnologia no setor

Segundo o anuário Valor Inovação Brasil, a indústria farmacêutica é o segundo segmento que mais investe em inovação, com uma média superior a 5% do seu faturamento anual. Além disso, 62% das empresas entrevistadas afirmam que a inovação é a maior prioridade da agenda estratégica. Com este cenário favorável para o desenvolvimento do setor, as empresas têm contado com o apoio de novas tecnologias e aderido à transformação digital para otimizar os seus processos e atividades. Assim surgiu a era da indústria farmacêutica 4.0. 

A indústria farmacêutica é uma das mais regulamentadas do mundo e, para garantir a segurança e eficácia dos medicamentos, é essencial contar com processos automatizados. Nesse sentido, grandes nomes do setor contam com o apoio de tecnologias para impulsionar a transformação digital dentro das organizações, garantir a integridade dos processos e informações, integrar a cadeia de fornecedores, aumentar controles, padronizar fluxos de trabalho, entre outras funções. 

Aché Laboratórios, Cimed, União Química, Daiichi Sankyo, Libbs, Instituto Butantan e Teuto, por exemplo, estão nesta jornada de transformação. Com as soluções automatizadas, a farmacêutica conseguiu integrar sistemas, aprimorar processos e centralizar o gerenciamento de mais de três mil documentos. Como resultado, a empresa teve ganhos operacionais, redução de erros e aumento de produtividade.  

Para colaborar ainda mais com o ecossistema e inspirar empresas com a adesão da transformação digital na gestão farmacêutica, Thiago Amorim, especialista do setor de Ciências da Vida na SoftExpert Brasil, apresenta processos que se beneficiam da transformação digital e mostra como aplicar:

Documentação

Parte essencial do Sistema de Gestão da Qualidade Farmacêutica está nos documentos. Por isso, é fundamental para a conformidade às normas e requisitos de Boas Práticas de Fabricação que eles estejam atualizados, íntegros, seguros e acessíveis. 

Não conformidades e Plano de Ação

Por meio da utilização de soluções de transformação digital, é possível identificar, tratar e mitigar a causa de desvios pontuais e sistêmicos; diminuir sua reincidência, por meio da padronização das ações, e melhorar continuamente o Sistema da Qualidade Farmacêutica, garantindo a qualidade dos produtos e evitando danos à saúde do paciente.

Análise de Riscos

A análise de riscos visa garantir a segurança e eficácia dos produtos farmacêuticos, sendo uma das principais ferramentas para impulsionar a transformação digital no setor e para a melhoria contínua no cumprimento de requisitos regulatórios. Além da identificação, classificação e implementação de controles, a tecnologia facilita muito o monitoramento dos riscos e planos de ações associados a processos, produtos e da indústria farmacêutica.

Controle de Mudanças

Ferramentas de gestão viabilizam a padronização do processo de mudança, oferecendo uma visão abrangente dos impactos nas diversas áreas envolvidas. Sendo assim, a empresa é capaz de avaliar e gerenciar seu projeto de mudança, respondendo de forma eficiente às transformações do mercado, adotar iniciativas estratégicas e adaptar-se a novas tecnologias, com menor impacto nos processos.

Gestão de Treinamentos

Por meio da tecnologia, é possível a verificação ágil de competências e a situação dos treinamentos obrigatórios a cada área/colaborador. Com isso, há a garantia de pessoal qualificado para desempenhar as atividades pelas quais o fabricante é responsável, além do controle dos resultados de treinamento. 

Gestão de Fornecedores

Com a tecnologia é possível estreitar o relacionamento entre cliente e fornecedor. Ao integrar dados dos fornecedores e seus respectivos processos, torna-se mais fácil gerenciar as documentações de qualificação, resultados de auditorias, tratar desvios, monitorar seu desempenho, entre outros. 

Auditorias

Fornecer um ambiente integrado para avaliar os requisitos é importante para apontar os resultados da auditoria e determinar as ações necessárias. Por meio da tecnologia, também é possível definir um plano de auditoria de maneira integrada e em conformidade com o modelo – legislação, norma, etc. – adequado para o processo, seja interno ou externo.

Reuniões

A transformação digital possibilita a realização de planejamento de reuniões, criação de planos de ação associados aos resultados da reunião e o monitoramento de desempenho destes, além de poder determinar periodicamente revisões gerenciais de desempenho de sistemas e gerenciar documentos vinculados ao evento. 

Desempenho

Por fim, é fundamental medir o desempenho dos processos. Os indicadores trazem ao gestor as informações sobre o funcionamento, eficiência e a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade Farmacêutica. A implementação de uma plataforma tecnológica traz clareza sobre o andamento dos processos, permite rapidamente identificar e corrigir problemas, além de garantir que decisões sejam tomadas com base em dados e não na intuição.

“Queremos maximizar ainda mais esses benefícios que as empresas podem ter ao utilizar a tecnologia como alicerce em seus negócios. A intenção da SoftExpert é continuar entregando excelência e conformidade aos seus clientes, contribuindo assim com a transformação digital no mundo corporativo. Estamos aqui para ser um parceiro estratégico das organizações, sendo a mais completa plataforma para inovação e eficiência na gestão em nossos clientes”, finaliza o especialista Thiago Amorim.