faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

A participação de mercado dos sistemas operacionais, e a mHealth

É sabido que uma das tendências mais fortes para o setor de saúde digital em todo o mundo é a utilização de aparelhos celulares para fins de promoção e prevenção de saúde, tanto da parte de usuários quanto da parte de provedores interessados em ampliar e aprofundar a abrangência de suas ações.

Segundo um dos maiores especialistas em mHealth do país, o Dr Raphael Gordilho,  criador do portal Aplicativos de Saúde:

"O antes duvidoso mercado de Aplicativos de Saúde, se tornou uma realidade. As soluções vão desde um simples acompanhamento de exercícios físicos e dietas, até o monitoramento à distância de pacientes em trânsito para o hospital, dentro da ambulância. De todos os envolvidos nesse mercado, que mais deve dar atenção aos avanços desse tipo de tecnologia são os médicos, pois serão eles os responsáveis por fazer a curadoria dos apps, e recomenda-los a seus pacientes ou até mesmo ao hospital que trabalha." - Dr. Raphael Gordilho

É importante notar que a despeito das ações bem sucedidas globalmente existem facetas regionais que devem ser levadas em consideração antes de implementar uma estratégia vencedora.

Atualmente, explica Raphael, a maior parte dos aplicativos de saúde desenvolvidos estão concentrados em aplicações para iOS (iPhone/iPad):

"Embora a cultura criada no mundo dos desenvolvedores ainda seja ‘desenvolva primeiro para iOS, depois pense nas outras plataformas’, o movimento do mercado não segue esse raciocínio. Como podemos notar, principalmente nos países do BRIC, o Android domina o mercado. Se quiser causar impacto com suas soluções, avalie com mais atenção em qual plataforma deve concentrar seus esforços, tempo e dinheiro. Entendemos que por ser uma plataforma aberta, o Android tenha potencial de maior penetração de mercado, e isso deve ser levado em conta pelos desenvolvedores. Por outro lado, os índices de uso (determinados pelo tempo de uso diário) do iOS são maiores que os do Android." - Dr. Raphael Gordilho

O infográfico dessa semana foi desenvolvido pela Icrossing e apresenta o market share dos sistema operacionais mais utilizados por 15 países diferentes, ilustrando algumas diferenças importantes.

Assista a essa entrevista dada pelo Dr Raphael ao programa Olhar Digital:

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar