faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sensores: Use, Vista...Coma!

Infomonday
Ainda é cedo para mensurar o impacto que a utilização de wearable devices e sensores pessoais irá causar na área de saúde. Confira o que vêm por ai.

Ainda é cedo para mensurar o impacto que a utilização de sensores pessoais irá causar na área de saúde. A expectativa é alta. Ela aponta para melhores práticas em auto-cuidados e para uma economia bilionária para o sistema como um todo. Trata-se de um mercado estimado para crescer cinco vezes em 5 anos.

O infográfico que escolhi essa semana traz uma grande variedade de aplicações em uso e em teste. Vamos a algumas delas!

Scanadu: dirigido tanto para médicos quanto para consumidores, trata-se de um sensor portátil que, em apenas 10 segundos, permite registrar e analisar sinais vitais como temperatura, oxigenização sanguínea, frequência cardíaca e pressão sanguínea e integrar esses dados com um smartphone.

Asthmapolis: voltado para o consumidor final. Quando anexado ao inalador utilizado pelas pessoas asmáticas, ele controla informações como tempo de aplicação e dosagem de medicamento. Utiliza o padrão bluetooth.

First Warning: criado para ser usado como uma espécie de sutiã é um representante da geração de “wearable devices”. Sua função é ajudar na detecção precoce de câncer de mama. Voltado para o mercado consumidor final.

Zio Patch: sua aparência lembra a de um Band Aid e é utilizado para registrar batimentos cardíacos. Deve ser usado de forma contínua durante um período de até 14 dias e ajuda no diagnóstico de arritmia cardíaca.

Easywakeme: voltado para o consumidor final funciona como um despertador inteligente que monitora o sono e avisa o momento ótimo para despertar com base nos dados observados enquanto a pessoa dorme. Haja saúde!

Helius: sensores desenvolvidos para serem vestidos e ingeridos. Isso mesmo! Fazem parte de uma categoria chamada de medicamentos digitais, que funcionam como os medicamentos tradicionais, porém com um finíssimo sensor embarcado nas pílulas. Dentre outras funções servem para detectar a ingestão de medicamentos e a as respostas do organismo à medicação.

SenseWear Armband: desenvolvido pela Jawbone, trata-se de um sensor para ser usado no braço. Através dele o usuário tem sua atividade física de até 28 dias armazenada. Serve para que o médico possa acompanhar a atividade do paciente quando esse estiver fora do consultório.

Rapid Rehab System: um solado de gel que monitora o caminhar das pessoas e seus padrões de movimento. Uma das aplicações mais notáveis é reduzir a frequência de “mancadas” de pessoas que tiveram uma perna amputada e utilizam uma prótese.

Como se pode ver o futuro está próximo e é muito promissor, em especial, para pessoas que sofrem de doenças crônicas e necessitam do monitoramento contínuo de informações críticas. Não deixe de estudar o infográfico em detalhes e comentar abaixo quais suas conclusões.

Wearable Devices, Sensores: Use, Vista... Coma!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar