faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação elege presidente e vice-presidente

Article-Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação elege presidente e vice-presidente

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação.jpg
Deputado Sergio Victor foi reeleito para a presidência; vice-presidente será a deputada Marina Helou

O deputado Sergio Victor (Novo) foi reeleito presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação (CCTI) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para os próximos dois anos. A vice-presidência do grupo será ocupada pela deputada Marina Helou (Rede). A eleição aconteceu nesta segunda-feira (17/5) em ambiente virtual.

Nascido em Tremembé, na região do Vale do Paraíba, Sergio Victor está no primeiro mandato como deputado estadual e é o atual líder do seu partido no Parlamento. O parlamentar é empreendedor, formado em Economia e Administração de Empresas pela Bellarmine University, nos Estados Unidos, e Master em Marketing pela ESPM-SP.

A vice-presidente, deputada Marina Helou, é paulistana, formada em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e tem especialização em negócios e sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral/Cambridge University. Helou, que foi candidata à Prefeitura de São Paulo no último ano, também exerce o primeiro mandato como deputada estadual.

Os 11 integrantes da CCTI analisam proposições sobre desenvolvimento científico, tecnologia, ensino tecnológico e inovação. A inclusão digital também é tema dos encontros e, assim como as outras comissões, o colegiado tem o direito de ouvir autoridades e opinar sobre a organização de repartições da administração direta ou indireta relacionadas aos assuntos da sua competência.

Em 11 reuniões, a comissão deu aval à três proposições no último biênio. O grupo foi favorável à implementação da Política Estadual de Incentivo à Literatura Digital (Projeto de Lei 914/2017) e à Política Estadual de Estímulo, Incentivo e Promoção ao Desenvolvimento Local de Startups (Projeto de Lei 522/2016). Outra propositura aprovada na comissão visa a implantação de estações de recarga de bateria via energia solar para os aparelhos eletrônicos portáteis em espaços públicos (Projeto de Lei 1.284/2015).

Em balanço sobre os últimos anos, o presidente reeleito da comissão afirmou ter trabalhado para aproximar o setor público, a iniciativa privada, a sociedade civil e as universidades. Sergio Victor também relembrou de reunião realizada para "discutir uma reforma tributária e como isso impactaria o financiamento das universidades", além do evento com o ex-diretor do Instituto Butantan, doutor Jorge Kalil. "Ele pôde explanar os mitos, fatos e desafios da vacina e da vacinação no Brasil", disse. Visando o próximo biênio, Sergio Victor pediu para que os membros do colegiado enviem as pautas que gostariam de trabalhar.

Marina Helou ressaltou estar à disposição da comissão para construir uma agenda com discussões que visem o combate à Covid-19. "Entendo que a ciência, a tecnologia e a informação são fundamentais para uma resposta mais rápida e de mais protagonismo ao vírus, que infelizmente ainda assola a nossa sociedade", afirmou.

Os membros efetivos da comissão para o próximo biênio são: Alex de Madureira (PSD), Castello Branco (PSL), Dra. Damaris Moura (PSDB), Itamar Borges (MDB), Marcio da Farmácia (Pode), Marina Helou, Maurici (PT), Paulo Correa Jr (DEM), Professor Kenny (PP), Sebastião Santos (Republicanos) e Sergio Victor (Novo).

Já os parlamentares Ataide Teruel (Podemos), Cezar (PSDB), Delegado Olim (PP), Gilmaci Santos (Republicanos), Heni Ozi Cukier (Novo), Jorge Caruso (MDB), Marta Costa (PSD), Milton Leite Filho (DEM), Professora Bebel (PT) e Tenente Coimbra (PSL) são os suplentes.