faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

5 Segredos para Reter Talentos e Motivá-los

Article-5 Segredos para Reter Talentos e Motivá-los

Saber como reter talentos hoje em dia é uma habilidade rara e cada vez mais necessária em qualquer gestor, empresa ou startup. Mas como fazer isso se o principal problema é a falta de entendimento da nova força de trabalho?

Antes de mais nada, é preciso entender que um talento é um jovem trabalhador com habilidades e características promissoras. Por ser jovem, provavelmente faz parte da geração Y, ou millennials, a “geração problema” como é apelidada pelos mais velhos.

  • 18-29 anos – Millennials (Geração Y)
  • 30-45 anos – Geração X
  • 46-64 anos – Baby Boomers
  • 65+ anos – Geração silenciosa

Os Millennials são considerados um problema por muitos gestores, principalmente baby boomers, por terem tido uma criação e valores diferentes dos seus. É a geração responsável por aumentar os índices de depressão na sociedade, geralmente é associada à frustração profissional, medo e ansiedade, além de serem taxados como mimados. Inclusive já foram apelidados de geração Gypsy (Ciganos), por trocarem regularmente de trabalho e empresa.

Porém, essa é a geração mais conectada da história, digitalmente nativa, altamente educada,  liberal e que acredita na possibilidade de mudar o mundo através de suas iniciativas.

[youtube]http://youtu.be/k0mw7Vp0tYI[/youtube]

Mas por que devo entendê-los para saber como reter talentos?

Segundo a Pew Research, essa geração é a maior que já tivemos desde os baby boomers – hoje executivos e alta gestão. Além disso, projeta-se que em 2025, 2/3 da força de trabalho mundial será formada de millennials. E, se você busca ter talentos em sua empresa ou startup, lembre-se que esses talentos são pessoas jovens e promissoras, provavelmente na casa dos 18-29 anos.

5 Maneiras para deixá-los motivados

Compartilhe valores e visão

Não há coisa mais importante para essa geração que se sentir parte de instituições de alto valor, e não estou falando apenas em empresas. Ainda segundo a Pew, 52% busca ser bons pais, 30% ter um casamento de sucesso, 21% quer ajudar o próximo, 20% almeja ter uma casa própria e apenas 15% uma carreira com altos salários.

Dito isso, conectar-se com essa geração em seus valores pessoais de ajudar o próximo e construir uma vida pessoal plena é primordial ao se buscar como reter talentos. Esse indivíduo deve se sentir alinhado à visão e valores da empresa.

Utilize diferentes canais de comunicação

Para a maior parte dessa geração, email é coisa do passado. A concorrência pela atenção é enorme, então você deverá conversar através dos mais diferentes canais de comunicação, através de blogs, redes sociais, e-mails, mensagens, vídeos e outros. Lembre-se, a concorrência com o Whatsapp, Facebook, Twitter e SnapChat é feroz.

Mentoria

O grande problema/vantagem do millennial é querer fazer parte de algo maior, com significado e que o ajude a atingir seus objetivos pessoais mais nobres. Por isso mesmo é que torna-se difícil reter essa pessoa, pois ao primeiro instante que se sentir desamparado, irá buscar outro lugar.

Por isso mesmo é que a mentoria é fundamental para qualquer gestor que queira contar com um time talentoso. Não basta mais premiar, bonificar e pagar viagens, o novo executivo deve sentar-se a mesa, conversar com seu funcionário, escutá-lo, repetidamente mostrar à equipe o propósito da empresa, seus valores e qual é a paixão que move todo negócio. Se não houver o alinhamento, o talento irá se perder.

Deixe alternar

Outra crítica muito recorrente a essa geração é que vivem dividindo a atenção entre as mais diversas coisas, trabalho, família, amigos, mensagens nas redes sociais, empreendimentos, estudos etc.

Geralmente essa habilidade de ser multi-tarefa é confundida com a falta de foco. Claro, se a habilidade for mal trabalhada, com certeza essa pessoa perderá o foco.

Guie e deixe-o livre, deixe-o em seu próprio caos, é de lá que saem as boas ideias que provavelmente levarão sua empresa a inovar. Ter um ambiente favorável a isso é fundamental. Empresas como Google, Natura, Minha Vida e RedBull têm seus dias onde o funcionário não tem de entregar nada, não tem cobrança, apenas deve ficar livre e fazer o que quiser. Eventualmente boas soluções surgem.

Colaboração

Não dá pra falar em tornar um funcionário parte do negócio, dar significado ao que faz, sem falar em colaboração. Para colaborar deve haver comunicação, valores alinhados, missão conjunta e paixão pela causa.

Ficou curioso em saber o quão Millennial você é? Responda esse quis da Pew Research. e nos diga a resposta. Eu já sabia que era, mas não tanto.

Como reter talentos - Millennials

Uma ótima dica de livro, tanto para o millennial “perdido”, quanto para o gestor mentor é o So Good They Can’t Ignore You, gera uma mudança de mindset muito importante.