faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

ABIMO e Embrapii renovam parceria para impulsionar a inovação em dispositivos médicos

Article-ABIMO e Embrapii renovam parceria para impulsionar a inovação em dispositivos médicos

abimo-e-embrapii-parceria.png
Colaboração visa ampliar o desenvolvimento tecnológico no setor de saúde, incluindo diversas regiões do Brasil e promovendo projetos inovadores e geração de empregos.

Com o objetivo de fortalecer e estimular a inovação tecnológica na área de dispositivos médicos, a ABIMO - Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos - e a Embrapii - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - renovam a parceria para 2024. 

O setor de dispositivos médicos, que inclui desde luvas e seringas até desfibriladores, válvulas, implantes cardíacos e ortopédicos, além de uma vasta gama de outros produtos, é essencial para proporcionar serviços de alta qualidade à população, utilizando tecnologia e inovação. Além disso, este setor é uma importante fonte de geração de empregos. 

A parceria integra a estratégia da Embrapii de fomentar a inovação no setor da saúde e atende a uma grande demanda das associadas da ABIMO, que desenvolvem tecnologia de ponta em um mercado altamente competitivo a nível mundial. 

Em 2024, pela primeira vez, a agenda incluirá diversas regiões do país. “Com essa estratégia, continuamos a incentivar as empresas a investirem em tecnologia, trazendo sustentabilidade para o setor. Agora, pretendemos levar essa discussão para outras regiões, como Belo Horizonte, Salvador e Curitiba, fomentando a inovação de maneira regional”, diz Márcio Bósio, Diretor Institucional da ABIMO. 

Durante a Jornada de Inovação em Saúde em 2023, foram realizados quatro encontros que abordaram temas desde o uso da inteligência artificial até a prototipagem. Das empresas participantes, 33% iniciaram negociações para o desenvolvimento de importantes projetos de inovação no setor. 

Na carteira da Embrapii, o setor da saúde é o segundo com maior número de projetos voltados para desenvolvimento tecnológico e inovação. “São quase 300 projetos, envolvendo 265 empresas e R$ 315 milhões em pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor da saúde”, disse Igor Manhães Nazareth, diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii, durante a assinatura da renovação.