faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Anahp lança cartilha para engajar paciente no tratamento médico

shutterstock_152657705
As instituições hospitalares de todo o Brasil passam a contar com a Cartilha de Segurança do Paciente produzida pela Anahp

A partir de agora, as instituições hospitalares de todo o Brasil passam a contar com a Cartilha de Segurança do Paciente, documento produzido pela Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), com o objetivo de auxiliar as instituições de saúde a orientar seus pacientes em relação ao processo de cuidado.

A publicação foi lançada oficialmente durante o 3º Conahp (Congresso Nacional de Hospitais Privados), realizado em São Paulo entre os dias 11 e 13 de novembro, e conta com diferentes orientações para fortalecer o compromisso dos hospitais com relação à qualidade e segurança.

Com o intuito de auxiliar os pacientes, seus familiares e até mesmo os colaboradores da área, a cartilha tem a proposta de lançar um novo olhar sobre as rotinas hospitalares para que o paciente esteja atento e possa participar de maneira mais efetiva dos cuidados com a sua saúde. A participação do paciente pode mudar o sistema de saúde e o papel da equipe assistencial. A empatia e a escuta ativa entre assistido e corpo clínico é uns dos passos importantes para buscar melhorias. "Para conquistarmos isso, temos que fornecer orientações para população para que ela esteja atenta e possa cobrar", afirma o Presidente do Conselho da Anahp, Francisco Balestrin.

Com proposta lúdica e de fácil compreensão, o material reúne diferentes elementos capazes de contribuir para que o paciente conheça melhor a rotina de atendimento dos hospitais - como, a identificação do paciente, o que fazer quando se agenda uma cirurgia, a necessidade de higienização das mãos, como proceder ao visitar pacientes internados, como se prevenir ou agir após quedas, como administrar seguramente os medicamentos, além dos direitos e deveres do paciente, entre outros passos básicos de cuidados que promovem a segurança e melhoram o resultado do tratamento.

O material será disponibilizado no site da Anahp e os hospitais poderão adaptá-lo conforme as regras e normas internas de cada instituição, e devem ser distribuídas para a população.

Sobre a Anahp

Criada em 2001, a Anahp conta hoje com 80 associados entre hospitais e empresas especializadas em Home Care e representa instituições reconhecidas pela certificação de qualidade e segurança no atendimento hospitalar. No último ano, os 68 hospitais associados da Anahp na época, obtiveram uma receita da ordem de R$ 20,7 bilhões, o que representa 19% das despesas assistenciais na saúde suplementar.

A Anahp tem função estratégica no desdobramento de temas fundamentais para a sustentabilidade do sistema, além de promover ações que transcendem os interesses das instituições associadas, a fim de contribuir para a reflexão sobre o papel da saúde privada no Brasil.

Para conhecer a Cartilha de Segurança ao Paciente, entre no site ou pelo aplicativo, disponível para IOS e Android.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar