faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Anvisa vai analisar sugestões de regras para pesquisa clínica

anvisa-vai-analisar-sugestoes-de-regras-para-pesquisa-clinica.jpg
remédios - shutterstock
Agência pretende diminuir o tempo para análise de autorização e tornar o Brasil mais competitivo no desenvolvimento de medicamentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu nesta segunda-feira (11) consulta pública para receber sugestões da sociedade sobre a autorização para uso de remédios em fase de pesquisa em pacientes. Com as novas normas, a agência reguladora pretende diminuir o tempo para análise de autorização e tornar o Brasil mais competitivo no desenvolvimento de medicamentos.

Pela proposta apresentada na Consulta Pública número 65, a Anvisa vai aprovar automaticamente os estudos de algumas categorias que passarem mais de 90 dias esperando análise. Além disso, se aprovada a regra, a Anvisa pretende deixar de avaliar cada análise da pesquisa para consentir o estudo como um todo.

Pesquisadores, indústria farmacêutica e associações de pacientes criticam a demora para a aprovação de pesquisas clínicas no Brasil. Dados da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa mostram que o longo prazo para a aprovação fez com que o Brasil deixasse de participar do desenvolvimento de 112 remédios no ano passado.

A proposta ficará aberta a críticas e sugestões até o dia 9 de setembro.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar