faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Brasil registra 789 casos de febre chikungunya

Article-Brasil registra 789 casos de febre chikungunya

brasil-registra-789-casos-de-febre-chikungunya.jpg
- Wikimedia
Doença oriunda da África chegou ao Brasil pela América Central e se concentra no Amapá e na Bahia. Vetores e sintomas são os mesmos da dengue

O Brasil já registrou 789 casos de febre chikungunya transmitidos dentro do País, ou seja, autóctones, segundo dados divulgados na quarta-feira (29) pelo Ministério da Saúde. Três estados apresentaram casos da doença, que tem os mesmos vetores e sintomas da dengue.

Desses casos330 foram registrados no município de Oiapoque (AP). Na Bahia foram registrados 371 casos em Feira de Santana, 82 em Riachão do Jacuípe, dois em Salvador, um em Alagoinha, um em Cachoeira, um em Amélia Rodrigues e um em Matozinhos (MG); 39 pessoas que tiveram o diagnóstico da doença foram contaminadas fora do país.

Na maioria dos casos de febre chikungunya, o paciente não precisa ser internado. Ele é tratado em casa, com remédios para aliviar dores e febre, conforme recomendação médica.

Segundo o Ministério da Saúde, para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, evitar água parada.

Poliomielite
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lança nesta quinta-feira (30) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Paralisia Infantil, que terá início dia 8 de novembro.

Os sintomas mais comuns do sarampo são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A poliomielite causa lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.