faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Clinicarx quer democratizar acesso a serviços farmacêuticos

Article-Clinicarx quer democratizar acesso a serviços farmacêuticos

clinicarx.jpg
Startup investe em projeto gratuito para estabelecimentos de menor porte

Clinicarx, plataforma online presente em mais de 4,5 mil pontos de 800 municípios, quer reforçar sua missão de democratizar o acesso a serviços farmacêuticos no Brasil. Com essa proposta, a startup deu início a um projeto gratuito para viabilizar que farmácias comunitárias, independentes e de manipulação ofereçam essas soluções a seus clientes.

Intitulado Plano Free, o programa foi lançado há pouco mais de um mês e já registrou a adesão de 600 estabelecimentos. “Disseminar a assistência farmacêutica é fundamental para melhorarmos a atenção primária de saúde no país. As pequenas farmácias são parte fundamental desse processo, mas precisam de apoio externo para colocar essa operação em prática”, avalia o fundador da Clinicarx, Cassyano Correr.

O novo plano garante a adoção de serviços básicos como medição de pressão arterial, aplicação de injetáveis, exame de glicemia, perfuração de lóbulo e testes rápidos, incluindo os da Covid-19. Também possibilita analisar custos e receitas da operação, realizar prescrições farmacêuticas com uma base de medicamentos já cadastrada, além de ter uma Declaração de Serviços Farmacêuticos automatizada e personalizada.

A farmácia também passa a ter a tecnologia como aliada. A plataforma mantém algoritmos inteligentes baseados em diretrizes e protocolos clínicos. Com isso, é possível emitir relatórios e interpretar, em tempo real, informações que auxiliam os farmacêuticos a tomar decisões relacionadas ao tratamento do paciente.

O estabelecimento conta ainda com um aplicativo mobile para pacientes. Além disso, a ferramenta abre espaço para a capacitação dos profissionais da loja, por meio de cursos exclusivos com certificação da plataforma de Educação a Distância (EaD) CRx University. A adesão requer somente um simples cadastro, sem a necessidade de registrar cartão de crédito ou pagar alguma taxa.

Casos de sucesso

Em abril de 2021, o proprietário da Farmais Popular, Silva, aderiu à plataforma. Sua ideia era ampliar a frequência na loja situada em São Luís (MA) por meio dos serviços farmacêuticos. No período de apenas dois meses, superou a marca de 900 atendimentos e 80% dos pacientes regressaram à farmácia para dar continuidade ao tratamento de saúde. “A assistência farmacêutica fideliza o cliente e ainda permite desafogar hospitais, clínicas e prontos-socorros”, acredita.

Na Attive Pharma, farmácia de manipulação localizada em Campo Grande (MS), esses serviços já totalizam 45% do faturamento. A farmácia foi a primeira do Brasil a executar a testagem de anticorpos para a detecção da Covid-19. “Nosso laudo explica detalhadamente o resultado, o ciclo da doença e as orientações necessárias caso o resultado do teste seja positivo”, afirma a diretora Flavia Buainain.

Outra farmácia que aderiu a esse modelo foi a PharmaReal, localizada em Conselheiro Lafaiete (MG). “Além de garantir um atendimento personalizado e aumentar a receita média mensal em 40%, a plataforma ajudou a profissionalizar a operação e valorizar o papel do farmacêutico”, explica o proprietário Alan Rezende.